segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Mais Uma Semana de Seca e Calor na Fronteira

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

As pancadas de chuva anunciadas para domingo (29) não vieram e, durante a semana, dificilmente chegarão em quantidade suficiente para paliar a situação de seca enfrentada em boa parte do Paraná, Mato Grosso do Sul, Paraguai, norte da Argentina e sul da Bolívia.

Em algumas regiões do Paraguai, como é o caso, por exemplo, do Chaco e de Misiones, de fato houve precipitações neste domingo, porém, continua o clima seco e o elevado número de focos de incêndio, cuja fumaça, ao ser levada pelas correntes de vento, forma a bruma que cobre a fronteira.

Para a noite de quarta-feira (01), há possibilidade de que nuvens úmidas cheguem à região e modifiquem o panorama, entretanto, se os meteorologistas acertarem suas previsões, a semana deve ser quente, sem chuvas significativas e com baixos índices de umidade do ar.

Um dos possíveis culpados para tamanha estiagem é o fenômeno La Niña, registrado nas proximidades do litoral peruano. Nos anos em que La Niña manifesta-se com mais força, mudanças no regime de ventos provocam aumento das chuvas no norte e prolongada seca no sul do subcontinente sulamericano.

Leia Também...

Imagem de Satélite Mostra Origem da Fumaceira

O intenso véu de fumaça que cobre a Tríplice Fronteira e grande parte do Paraguai, tem origem em incêndios florestais localizados, em muitos casos, a centenas de quilômetros de distância. Correntes de vento transportam as cinzas em seu caminho. Mais...

Ambientalistas Alertam para Risco de Chuva Negra

A grande quantidade de partículas de fumaça e poeira em suspensão na atmosfera, por conta dos incêndios florestais que atingem parte do Paraguai, Bolívia e Argentina, podem provocar a repetição do fenômeno conhecido como “chuva negra”, ocorrido em abril do ano passado. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.