segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Oposição Analisa “Substituir” Fernando Lugo

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Caso o câncer de Fernando Lugo impeça-o de governar o Paraguai até o término de seu mandato, em agosto de 2013, o Congresso do país pode analisar sua “substituição” pelo vice Federico Franco, do tradicional Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA).

Foi o que analisou, neste final de semana, o presidente do Legislativo, senador Oscar González Daher (colorado), que apesar de afirmar que tal possibilidade não está em cogitação, apontou a existência de um artigo constitucional, de número 234, que fala de “impedimento ou ausência do presidente”.

Para que uma eventual troca de mando ocorra, porém, o pedido teria de partir do próprio Poder Executivo, com Lugo solicitando seu afastamento e ambas câmaras do Congresso aprovando a solicitação.

Em suas primeiras declarações ao retornar de São Paulo, no sábado (14), após cinco dias no Hospital Sírio-Libanês, Lugo afirmou que a doença não o impedirá de continuar governando e que “a população não verá um presidente derrotado, cabisbaixo”.

Em entrevista ao jornal ABC Color, Julio César Saucedo Mariño, médico paraguaio que fez parte da equipe médica que atendeu o presidente em São Paulo, confirmou que outras autoridades, com problemas similares, continuaram a exercer suas funções, adotando, apenas, medidas especiais de precaução.

Leia Também...

Lugo Reage Bem a Sessão de Quimioterapia

O presidente Fernando Lugo submeteu-se nesta quinta-feira (12), em São Paulo, à primeira sessão de quimioterapia para tratamento do câncer linfático detectado após cirurgia na semana passada. Os primeiros relatos são de que o paciente reagiu bem ao procedimento. Mais...

Médicos Dão Boletim Oficial Sobre Saúde de Lugo

Diagnosticado com câncer e internado no Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, desde a tarde de terça-feira (10), o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, já concluiu a bateria de exames e pode iniciar, ainda hoje, o processo de quimioterapia para a eliminação do mal. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.