terça-feira, 10 de agosto de 2010

Paraguai Envia Comissão Demarcadora à Fronteira

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Preocupado com os rumores de que obras irregulares estariam sendo realizadas no lado brasileiro da fronteira seca entre Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero, o governo do Paraguai enviou, nesta segunda-feira (09), representantes da Comissão de Limites à cidade paraguaia.

De acordo com o jornal ABC Color, o objetivo da visita da comissão é verificar as denúncias de que a prefeitura de Ponta Porã estaria bloqueando, deliberadamente, acessos viários ao território paraguaio, bem como plantando cercas vivas para obstaculizar a visão sobre o comércio de Pedro Juan

A chegada da comitiva à fronteira foi acompanhada pelo governador de Amambay, Juan Bartolomé Ramírez, e por autoridades diplomáticas da região fronteiriça, que comprometeram-se a intermediar entre os lados em litígio, a fim de solucionar o impasse que arrasta-se desde a semana passada.

Na versão dos paraguaios, prefeitura de Ponta Porã e comerciantes brasileiros estariam bloqueando esquinas e construindo canteiros e calçadas em locais antes utilizados para a travessia de veículos, no intuito de diminuir as vias de acesso e dificultar o acesso de brasileiros ao comércio local.

Na versão brasileira, porém, trata-se apenas de obras de revitalização da avenida fronteiriça e que teriam como objetivo, na verdade, melhorar o aspecto e o trânsito da região, de maneira a beneficiar os moradores de ambas cidades da fronteira seca.

Leia Também...

Paraguaios Criticam Bloqueio de Esquinas Fronteiriças

Mais um dia de clima tenso na fronteira entre Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero, desde que, na quinta-feira (05), a prefeitura da cidade brasileira deu início a obras nas proximidades da linha fronteiriça e interditou algumas das principais passagens. Mais...

Embaixador do Brasil Nega Construção de “Muro”

Convocado pelo Ministério das Relações Exteriores do Paraguai a dar explicações sobre o suposto bloqueio de passagens fronteiriças entre as cidades de Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero, o embaixador Eduardo dos Santos, esclareceu sobre o assunto. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.