quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Paraguai Reforçará Combate à Lavagem de Dinheiro

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

No intuito de melhorar a fiscalização sobre os capitais que circulam pelas fronteiras do Paraguai, a Direção Nacional das Aduanas (DNA) e a Secretaria de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (SEPRELAD) assinaram, na última terça-feira (10), um convênio para implantação de medidas conjuntas.

De acordo com o jornal ABC Color, a iniciativa trará novidades como a obrigatoriedade de declaração de dinheiro e valores transportados por cidadãos paraguaios no momento de sua saída ao exterior, em procedimento a ser adotado em todos os postos fronteiriços e aeroportos do país.

Oscar Boidanich, titular da SEPRELAD, informou, ainda, que por recomendação do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI), organismo supranacional que combate a lavagem de dinheiro, fiscalizações periódicas, similares às realizadas no Brasil pela Polícia Federal (PF), serão feitas no Paraguai.

Desde o início do ano, agentes da SEPRELAD visitaram aduanas e pontos de saída fronteiriça do país, para conhecer o atual funcionamento do sistema e detectar as principais carências. O resultado foi a elaboração de um relatório que, agora, serve como guia para a coordenação das novas ações.

Leia Também...

Paraguai Presidirá Grupo de Combate à Lavagem

Em reconhecimento às medidas adotadas para restringir o uso de seu território para a lavagem de dinheiro ilegal, o Paraguai ocupará, no ano de 2011, a presidência rotativa do Grupo de Ação Financeira da América do Sul (GAFISUD), em escolha confirmada nesta terça-feira. Mais...

Polícia Paraguaia Investiga Fraudes com Cartões

O alarmante aumento de casos em que cartões clonados são utilizados para fraudes contra lojistas de Ciudad del Este, Salto del Guairá, Pedro Juan Caballero ou Asunción, obrigou a Polícia Nacional do Paraguai a iniciar uma investigação especial sobre o tema. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.