terça-feira, 31 de agosto de 2010

Produtores Brasiguaios Denunciarão Abusos a Lula

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Sentindo-se perseguidos por camponeses e representantes dos serviços de vigilância sanitária do Paraguai, produtores brasileiros residentes no país vizinho esperam encontrar-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua visita a Foz do Iguaçu, para denunciar a situação pela qual estão passando.

De acordo com os jornais ABC Color e Vanguardia, há cerca de duas semanas, assessores da candidata Dilma Rousseff, que assim como Lula, estará na fronteira nesta quinta-feira (02), reuniram-se com lideranças da comunidade brasiguaia para ouvir suas principais inquietações.

Esta situação é negada pelos produtores, que temem represália. Mas fontes que merecem credibilidade indicaram que foi elaborado um relatório sobre a situação na qual se encontram os brasiguaios no Paraguai, em especial, na região do Alto Paraná”, aponta o Vanguardia.

Um dos temas de maior tensão no noticiário das últimas semanas é as tentativas de destruição de lavouras de milho transgênico, encabeçadas pelo Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Vegetal e de Sementes (SENAVE), cujos técnicos teriam, até mesmo, agido com xenofobia contra alguns dos produtores.

O encontro entre brasiguaios, Lula e Dilma não está oficialmente inserido na programação do mandatário ou da candidata, porém, estima-se que possa ocorrer entre a tarde e a noite de quinta-feira (02). A agenda oficial do presidente Lula, que chega a Foz do Iguaçu amanhã (01), pode ser conferida clicando aqui.

Leia Também...

Produtor Brasileiro Confirma Denúncia por Xenofobia

Mostrando que está, de fato, disposto a levar adiante a queixa judicial por suposta xenofobia, o brasileiro Claudino Bruck, residente em Santa Rosa, instruiu seu advogado a entrar com ação e procurou a bancada do Partido Pátria Querida para relatar o sucedido. Mais...

Brasiguaios Analisam Convocação de Tratoraço

Representantes das principais entidades agrícolas do lado paraguaio da fronteira reuniram-se na última terça-feira (24), em Ciudad del Este, para analisar a convocação de um novo “tratoraço” para protestar contra medidas que batem de frente com seus interesses. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.