terça-feira, 31 de agosto de 2010

Roda de Tererê - 31/08/10

Vitória na Liga

Depois de quatro derrotas consecutivas, o Foz Futsal finalmente acordou na segunda fase da Liga Nacional. Jogando em casa, na noite desta segunda-feira (30), contra o Umuarama, o time da fronteira venceu por 5 x 2 e conquistou seus primeiros três pontos, mantendo ainda as esperanças de conquistar uma das vagas à fase final. O começo da partida, porém, foi equilibrado, com o placar dilatando-se apenas na segunda etapa, quando o Umuarama lançou-se ao ataque e fragilizou sua defesa.

Sobrinha do Lugo

Envolvida em acidente de trânsito que provocou a morte de duas pessoas e deixou 12 feridos na madrugada de domingo (29), em Asunción, Mirtha Maidana, sobrinha do presidente Fernando Lugo, foi indiciada por homicídio culposo, tal como Ever Cartes, motorista da caminhonete que transportava a multidão na carroceria. Enquanto estiver processada, Maidana estará proibida de sair do país e terá de comparecer aos tribunais, uma vez por mês, para justificar seu paradeiro.

Guerrilheiro” no Xadrez

A Polícia Nacional do Paraguai fez, em Hernandarias, município vizinho a Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, uma prisão deveras curiosa. De acordo com o jornal ABC Color, Obdulio Fernández Mendoza, 53, foi levado à delegacia por sua suposta vinculação com o grupo insurgente “Exército do Povo Paraguaio – EPP”, no caso do sequestro do pecuarista brasileiro Américo Botelho, ocorrido em Yby Yaú, em agosto de 2008. O acusado afirma não ter conhecimento sobre o EPP e Botelho.

Capacitação Turística

Membros da Polícia Nacional, Polícia Caminera (Rodoviária), Polícia de Trânsito e da Direção Nacional de Migrações, passaram na semana passada por um curso de capacitação para melhorar o atendimento ao turista na fronteira seca entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã (MS). Um dos objetivos do curso, oferecido pela Secretaria Nacional de Turismo (SENATUR), é salientar a importância de receber bem os visitantes e combater o flagelo dos pedidos de propina e das falsas multas.

Dança das Cadeiras

Durou pouco a permanência do delegado Juan Barúa como chefe da Divisão de Investigação de Delitos da Polícia Nacional do Paraguai na região de Ciudad del Este. Por conta da “imparável” onda de assaltos na região fronteiriça, Barúa foi destituído do cargo e substituído por Silvério Méndez, que por incrível que pareça, foi seu antecessor no comando da repartição. À época de sua destituição, Méndez foi afastado pelo mesmo motivo que agora derruba Barúa: onda de assaltos.

Mentalmente São

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, encontrou-se nesta segunda-feira (30) com o senador colorado Martín Chiola, que recebeu-o em sua residência. O tema da conversa, de acordo com a agência pública IP Paraguay, nada teve a ver com política, mas com o aniversário e com a doença de Chiola, que assim como Lugo, encontra-se em tratamento contra o câncer. Sobre seu estado de saúde, o presidente, que nesta semana submete-se à segunda sessão de quimioterapia, disse sentir-se “mentalmente são”.

Frase do Dia

É a sua forma de atuar, mas eu realmente o felicito, porque sabe quando dar a chupeta aos liberais para acalmar as águas - Óscar Tuma, deputado pelo partido União Nacional dos Cidadãos Éticos (UNACE), de Lino Oviedo, sobre as relações entre o presidente Fernando Lugo e o Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), base da aliança governista.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.