segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Implantação do RTU Avança Mais Uma Etapa

Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Terminou a segunda etapa da homologação do sistema que conectará as aduanas de Brasil e Paraguai, para a implantação do Regime de Tributação Unificada (RTU) criado no Brasil pela Lei dos Sacoleiros. Foi o que informou, neste final de semana, a agência pública IP Paraguay.

De acordo com a referida fonte, funcionários da Subsecretaria de Estado de Tributação (SET), do Paraguai, da Direção Nacional das Aduanas (DNA) e da Receita Federal do Brasil (RFB) passaram por treinamento e fizeram testes preliminares no sistema, com o objetivo de detectar possíveis inadequações.

As próximas tarefas têm a ver com o ajuste a ser feito, fruto dos trabalhos de homologação, bem como a adequação do sistema à realidade nacional. Posteriormente, poderá ser testado em ambiente real para sua próxima entrada em funcionamento”, descreve a IP Paraguay.

Tal sistema, criado tendo como base os padrões de software livre, servirá para interligar os postos aduaneiros de Brasil e Paraguai (inicialmente, Foz do Iguaçu e Ciudad del Este) e possibilitar, em tempo real, a verificação das notas fiscais apresentadas pelos sacoleiros que aderirem ao novo regime.

Com isso, a intenção é evitar notas frias e que as lojas que atuam como fornecedoras dos sacoleiros soneguem impostos no Paraguai, contribuindo para a formalização de todo o comércio fronteiriço, uma vez que apenas estabelecimentos legais poderão vender aos futuros microimportadores.

Para aderir ao RTU, que deve entrar em vigência, apenas, no primeiro semestre de 2011, o sacoleiro deve abrir uma microimportadora e cadastrá-la junto à RFB. Aos participantes do novo regime, a alíquota de importação será de 25% e, a cota anual, de R$ 110 mil, dividida em quatro trimestres.

Leia Também...

RTU Pode Começar a Valer em Janeiro

O Regime de Tributação Unificada (RTU), criado pela Lei dos Sacoleiros, entretanto, jamais tirado do papel, pode começar a ser aplicado em janeiro de 2011. Foi o que publicaram, nesta segunda-feira (30), os jornais ABC Color e Vanguardia, do Paraguai. Mais...

Sacoleiros: Receita Alega “Dificuldades Técnicas”

Publicada no Diário Oficial da União em janeiro de 2009, a Lei nº 11.898, mais conhecida como “Lei dos Sacoleiros”, continua sem ser aplicada. Na versão da Receita Federal do Brasil (RFB), “fatores técnicos” dificultam a implantação do novo regime legal. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.