sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Site da BBC publica reportagem sobre brasiguaios

24.09.10 - “Quem são os brasiguaios?” Este é o título da reportagem publicada, nesta quinta-feira (23), no site da rede britânica BBC, que através da internet, emissoras de rádio ou de televisão, emite conteúdo em espanhol e português para os países da América Latina.

Clique na figura para acessar a reportagem.

Assinada por Valeria Perasso, a reportagem aborda, inicialmente, exemplos de sucesso da colonização brasileira no Paraguai, como é o caso do empresário agrícola Tranquilo Favero, apelidado de “Rei da Soja” e sócio majoritário de empresas presentes em 13 dos 17 departamentos (estados) do país.

Perasso cita, ainda, estimativas que mostram que dos 1,5 milhão de hectares plantados com soja, carro-chefe do agronegócio paraguaio, 1,2 milhão estão nas mãos de agricultores brasileiros e seus descendentes nascidos ou criados no Paraguai.

A reportagem alerta, no entanto, para os problemas trazidos pelo modelo agroempresarial brasileiro, ao defrontar-se com belicosos contingentes de camponeses famintos e provocar desmatamento em áreas até então cobertas por frondosa vegetação original.

Colocará o conflito social [com os camponeses] um freio à expansão brasiguaia?”, questiona a jornalista, abrindo espaço para o debate. Para ler a reportagem da BBC Mundo (em espanhol), na íntegra, clique aqui.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com

Leia Também...

Câmara Aprova Projeto que Beneficia Brasiguaios

A Câmara dos Deputados do Paraguai aprovou, em sua sessão extraordinária desta terça-feira (21), o projeto de lei de autoria da deputada Aida Robles, prevendo a regularização de estrangeiros que encontram-se ilegalmente no país, em sua maioria, brasileiros. Mais...

Brasiguaios Temem Avanço do EPP na Fronteira

A morte de um dos membros do grupo insurgente “Exército do Povo Paraguaio – EPP” em tiroteio com a polícia paraguaia, na última sexta-feira (03), acendeu o alerta nas comunidades de agricultores brasileiros residentes na região de fronteira entre Paraguai e Brasil. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.