segunda-feira, 25 de outubro de 2010

2ª Ponte será bloqueada para pedestres e veículos

25.10.10 - Projetada como alternativa para descomprimir o trânsito na região da Ponte da Amizade, a segunda ponte internacional sobre o rio Paraná, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, será inicialmente liberada apenas para o trânsito de caminhões.

Imagem ilustrativa

É o que revela a Agência Municipal de Notícias (AMN), em boletim datado da última sexta-feira (22). No material, relata-se a apresentação da maquete da nova ponte, por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), às autoridades da região fronteiriça.

No início, a conclusão do projeto seria para que se pudessem trafegar veículos leves (carros) e pesados (caminhões). Isso ajudaria a reduzir, significativamente, o congestionamento de veículos sobre a Ponte Internacional da Amizade”, informa o órgão oficial da prefeitura de Foz do Iguaçu.

Ao apresentar a maquete final, as autoridades presentes - um total de 65 pessoas - ficaram sabendo que o tráfego inicial de veículos será apenas liberado para caminhões e que devido à falta de funcionários da Receita seria praticamente inviável a liberação de passagem para veículos leves e pedestres”, agrega.

Neste sentido, autoridades de Foz do Iguaçu e Presidente Franco questionaram o argumento da falta de funcionários e comprometeram-se a realizar gestões ante os governos de cada país, de forma a solucionar o problema e permitir que a nova ponte seja usada em sua totalidade.

Diante da anunciada dificuldade de contingente para a fiscalização, estamos solicitando ao Governo Brasileiro que abra concurso público para a contratação de novos agentes federais”, afirmou o secretário iguaçuense para Assuntos Internacionais, Sérgio Lobato.

Outra alternativa é abrir processo licitatório para a contratação de uma empresa para realizar a fiscalização, a exemplo do que é feito atualmente na fronteira Brasil/Argentina”, complementou.

A previsão do DNIT é que o processo de licitação para as obras da segunda ponte, cujo projeto já está pronto e aprovado, tenha início no mês de dezembro. A construção, caso não ocorram imprevistos de última hora, começará na segunda quinzena de abril. A inauguração da nova via deve ocorrer em 2013.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

DNIT anuncia audiência sobre a segunda ponte

22.10.10 - Está marcada para o próximo dia 09/11, na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, uma audiência pública realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para debater a construção da segunda ponte sobre o rio Paraná. Mais...

Caos no trânsito segue sem solução em CDE

20.10.10 - Não são apenas os motoristas que cruzam a fronteira e circulam pelas quadras próximas à Ponte da Amizade que sofrem com o caos no trânsito de CDE. Moradores de todas as regiões da cidade enfrentam problemas graças à falta de planejamento. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.