domingo, 24 de outubro de 2010

As 10 + da Imprensa Paraguaia – de 17/10 a 23/10

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

1. ¡Instrutor dava aulas de tênis e maconha no sul do Paraguai!

Escândalo na pequena Ayolas, extremo sul do Paraguai, com a denúncia de que um professor de tênis ensinava um “barato” a mais a seus alunos adolescentes. Segundo o jornal La Nación (18/10), além de bater na bolinha, Sergio Cardozo instruía, também, a dar um “tapa” em cigarrinhos de maconha.

A denúncia de que algo não andava bem foi formulada pelo pai de um dos alunos, que ao constatar que o filho chegou em casa “alterado”, deu o alerta à polícia. Em vistoria à casa do instrutor, que confessou ser chegado na “erva que não é mate”, a polícia encontrou vários “tocos” de baseado.

2. ¡No Paraguai, Polícia Nacional opera rádios piratas!

Na semana em que dois suboficiais foram flagrados pelo bafômetro durante blitz de trânsito na cidade de Villa Elisa (Última Hora, 17/10), a Polícia Nacional do Paraguai aumentou ainda mais o próprio mico, com a descoberta de que suas duas emissoras de rádio, em Asunción e San Antonio, não contam com autorização para funcionamento (ABC Color,19/10). Em outras palavras, são piratas. Belo exemplo, não?

3. ¡Cliente caloteiro sai pelado do motel para fugir da conta!

Javier Franco, proprietário de um motel em Presidente Franco, ficou fulo da vida. O motivo, de acordo com o Diário Popular (23/10), foi um cliente caloteiro que, para não pagar a conta da noitada com duas damas (que também deram no pé), abandonou o próprio carro e saiu correndo do jeito que veio ao mundo. Horas mais tarde, já sóbrio, o peladão pagou a conta, resgatou o carro e a denúncia de calote foi arquivada.

4. ¡Leitor relata triste história de chifre e virgindade!

Rir para não chorar? Em 20/10, o Diário Popular publicou, em sua sempre hilária coluna “Não pensei passar por isso”, o relato de um leitor que, do alto de seus 26 anos, chegou virgem ao casamento e, ao brochar na lua de mel, descobriu que sua esposa não era lá tão “pura”. Desconfiado, “Albertito” descobriu, no dia seguinte, que só o que a donzela queria era aplicar o golpe da barriga (clique aqui para ler a história).

5. ¡Plenário da Câmara é alagado por goteiras!

A sede do Congresso Nacional do Paraguai é nova, custou caro e, em tese, é moderna e segura. Na última sexta-feira, porém, o temporal que caiu sobre Asunción entupiu as calhas e deu origem a goteiras gigantes que invadiram o plenário da Câmara dos Deputados e danificaram equipamentos, móveis e fiações. A insólita piscina parlamentar foi tema de capa dos principais jornais do país na manhã de 23/10.

6. ¡Internautas paraguaios criam mapa da buraqueira nas ruas!

Essa você conferiu aqui mesmo no Sopa, em 19/10. Cansados da buraqueira que toma conta das ruas de Asunción e maltrata pneus e molas, internautas da capital paraguaia criaram um mapa colaborativo, no Google Mapas, apontando os trechos mais esburacados e descrevendo as características de cada cratera. Para conferir o mapa, cuja lista de vias intransitáveis não para de crescer, clique aqui.

7. ¡Personagem ensanguentado assusta motociclistas de Asunción!

Eu não usei capacete”. É o que diz o cartaz empunhado por um personagem ensanguentado que, volta e meia, dá as caras nos semáforos de Asunción para relembrar aos motociclistas a importância do uso dos equipamentos de segurança. A aparição do morto-vivo, de acordo com o jornal ABC Color (17/10), é parte de uma campanha de segurança viária desenvolvida por alunos da Universidad Columbia.

8. ¡Ministério erra sinalização de rodovia em Santa Rita!

Se você tem carteira de motorista e, obviamente, não a comprou, sabe bem o significado das faixas pintadas entre uma pista e outra no asfalto. Em matéria publicada em 21/10, no entanto, o Diário Vanguardia mostrou que alguém, no Ministério de Obras Públicas e Comunicações, desconhece a diferença, mandando pintar com faixas descontínuas três perigosos trechos de curvas.

9. ¡Vice-presidente é alvo de macumba no Paraguai!

Federico Franco, vice-presidente, não é o que se pode chamar de figurinha popular no Paraguai. Em 19/10, moradores de Luque encontraram, em uma rua da cidade, um caixão negro com objetos de feitiçaria e, no centro, um boneco de Franco em tamanho quase real. As fotos da macumba ganharam a internet e, em 20/10, foram destaque em meios de comunicação como os jornais ABC Color e Última Hora.

10. ¡Ladrões de galinha fazem a festa em Mariano Roque Alonso!

Se ao construir uma casa em Mariano Roque Alonso, região metropolitana de Asunción, sua intenção é aproveitar o espaço do quintal para criar galinhas e outros bichos, olho vivo! De acordo com o Diário Última Hora (18/10), ante a inação da polícia, ladrões de galinha estão tocando o terror em diferentes bairros da cidade, roubando penosas de todas as raças, idades e condições sociais.

Mais de 2,5 mil pérolas da imprensa paraguaia? Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.