domingo, 31 de outubro de 2010

As 10 + da Imprensa Paraguaia – de 24/10 a 30/10

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

1. ¡Pintinho de quatro patas é atração em feira no Paraguai!

Um pintinho de quatro patas, nascido em uma granja do Km 12 Monday, em Ciudad del Este, vem sendo a grande atração da Feira de Produtores instalada nas imediações da rodoviária da cidade. Nascido há cerca de dez dias, o animal conta com duas patas extras entre as asas e as patas de verdade.

Em declarações ao Diário TN Press (29/10), a dona do pintinho explicou que, apesar da fama, o excesso de patas, ao invés de ajudar, traz dificuldades de deslocamento ao filhote, que não consegue, por exemplo, caminhar pelo mato sem enroscar-se ou balançar mais ramos que o normal.

Observação: as notas desta coluna, que já está em sua edição nº 252 e é semanalmente publicada aos domingos, aqui no Sopa, podem ser reproduzidas em sites, blogs, revistas ou jornais, desde que a fonte seja citada. Os textos publicados no Sopa estão protegidos por licença do tipo CC e plagiadores estão sujeitos aos rigores da lei.

2. ¡Ovelha rebelde dá corridão nos guardas do presidente!

Pouca gente sabe, mas entre os bichos do presidente Fernando Lugo na residência oficial de Mburuvicha Róga, estão uma ovelha, uma cabra e um pônei. Em 29/10, quem roubou a cena foi a ovelha, que com medo do veterinário, saiu correndo pelos jardins e deu inúmeros “olés” na guarda presidencial. As fotografias do inusitado “baile” foram destaque na edição online dos jornais ABC Color e Última Hora.

3. ¡Polícia do Paraguai emite recomendações para 31/10!

Insólito, simplesmente insólito. Em 28/10, através dos meios de comunicação, a Polícia Nacional do Paraguai emitiu um comunicado contendo recomendações para a noite de 31/10, demonstrando preocupação com o uso de máscaras e disfarces nas ruas e afirmando que estará alerta à prática de atos de magia negra e bruxaria nos cemitérios do país. Se essa moda pega...

4. ¡Deputado dá inusitada explicação sobre corrupção no país!

Famoso por defender a legalização da maconha, o deputado liberal Elvis Balbuena deu uma explicação pouco usual sobre o pífio desempenho do Paraguai no ranking de honestidade elaborado pela organização Transparência Internacional. Em declarações ao jornal ABC Color (28/10), Balbuena explicou que “não é que somos mais corruptos, é que o país é pequeno e o que fazemos aparece mais”. Que o diga Andorra...

5. ¡Esposas de políticos falam de “sacanagem”!

Vida pública? Projetos de lei? Nada disso foi tema em um dos blocos do programa da apresentadora Mina Feliciángeli, repercutido pelo Diário Popular em 26/10, tendo como personagens as esposas de alguns dos principais políticos do país. Guadalupe, mulher do presidente da Câmara dos Deputados, Víctor Bogado, disse que o marido “comparece” quase todas as noites. As colegas, “mal amadas”, duvidaram.

6. ¡Candidato a prefeito queixa-se de manipulação!

Ele está em terceiro lugar, muito abaixo dos dois primeiros, em todas as pesquisas eleitorais realizadas em Asunción até o momento. Todas. Mesmo assim, Óscar Tuma, candidato oviedista, disse desconfiar dos resultados e ser vítima de manipulação. Ao La Nación (25/10), afirmou que pretende ir casa por casa para conferir a veracidade das respostas e que, ao provar que os institutos mentem, processará cada um.

7. ¡Irmão de Lugo organiza cruzada para fechar desvio argentino!

Irmão do presidente Fernando, Pompeyo Lugo organizou, nesta semana, uma “cruzada” até o local onde a Argentina abriu um desvio irregular no rio Pilcomayo. A intenção era usar “pás e patriotismo” para fechar o canal fronteiriço. O problema, segundo o jornal ABC Color (29/10), é que no momento em que Pompeyo partiu, o canal já estava fechado. Não por acaso, o dirigente ganhou a irônica alcunha de “Dom Quixote”.

8. ¡Catadores roubam guard-rail de ponte no Paraguai!

Era só o que faltava! Em Lambaré, região metropolitana de Asunción, dois catadores de materiais recicláveis acharam que “ninguém notaria” e roubaram, simplesmente, os protetores de metal de uma ponte sobre o arroio Fortín. De acordo com o jornal ABC Color (25/10), como era de se esperar, Edgar Martín Ruiz Díaz Ojeda e Nelson Antonio Valdovinos foram rapidamente localizados pela polícia.

9. ¡Motorista de ônibus abandona passageiros para fugir de blitz!

Condutor de um ônibus que mais parece uma sucata, um motorista da Linha 24, de Asunción, desesperou-se ao ver uma blitz de fiscalização mais adiante e, para tentar fugir mais tranquilamente, mandou que todos os passageiros descessem enquanto pensava qual atalho tomar. O plano, claro, deu errado, com o ônibus apreendido por total falta de condições e a notícia indo parar na edição de 29/10 do ABC Color.

10. ¡Jogadoras de bocha dizem-se discriminadas!

Com 16 anos de carreira, 13 títulos nacionais e várias conquistas internacionais, Ramona Torres Zorrilla procurou o jornal ABC Color (28/10) para denunciar que ela e as colegas são discriminadas pela Federação Paraguaia de Bocha, que não enviará equipe feminina ao Panamericano. “Sabe por que? Porque dizem que somos feias, velhas e gordas! Mas veja o Mundial! Tem muitas velhas, feias e gordas lá!”, apontou.

Mais de 2,5 mil pérolas da imprensa paraguaia? Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.