sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Câmara paraguaia aprova voto emigrante

29.10.10 - A Câmara dos Deputados do Paraguai aprovou, nesta quinta-feira (28), a proposta de emenda que modifica a redação do Artigo 120 da Constituição Nacional do país e permite aos paraguaios residentes no exterior o direito ao voto nas eleições presidenciais.

Imagem: IP Paraguay

Promessa de campanha do presidente Fernando Lugo (eleito com forte apoio das comunidades de emigrantes), a modificação da legislação eleitoral do país já para o pleito de 2013 foi aprovada por maioria e passa, agora, à apreciação do Senado, onde o clima é igualmente favorável à sua entrada em vigor.

A votação foi acompanhada, atentamente, por emigrantes e defensores da proposta, que lotaram as galerias da Câmara e comemoraram a superação de mais uma etapa (anteriormente, a proposta já havia sido aprovada pelas comissões encarregadas de sua análise).

Estimativas extraoficiais apontam para a existência de até quatro milhões de paraguaios ou descendentes com direito a cidadania, residindo no exterior, a maioria dos quais, na Argentina. Há grandes comunidades de paraguaios, também, em países como Brasil, Chile, Espanha e Estados Unidos.

Para ter direito ao voto, no entanto, o emigrante deve, necessariamente, estar em dia com sua documentação paraguaia e estar legalmente registrado no país de residência, procurando a embaixada ou consulado mais próximo para inscrever-se previamente como eleitor.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Morte de Néstor Kirchner gera comoção na fronteira

28.10.10 - A inesperada morte do ex-presidente da Argentina e atual secretário-geral da União das Nações Sulamericanas, Néstor Kirchner, vítima de problemas cardíacos na manhã desta quarta-feira (27), pegou de surpresa os moradores da região fronteiriça. Mais...

Fernando Lugo irrita-se com jornalista da CNN

28.10.10 - Em curioso incidente ocorrido na noite de ontem (27), ao vivo, no canal CNN, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, irritou-se com as insistentes perguntas da âncora colombiana Claudia Palacios sobre seu estado de saúde e cortou a ligação. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.