quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Camponeses voltam a reivindicar terras de brasileiro

27.10.10 - Camponeses do Paraguai voltaram a reivindicar, nesta terça-feira (26), a compra, por parte do governo, das terras do brasileiro Ulisses Rodrigues Teixeira na região centro-norte do país. O objetivo é utilizar a área para a criação de um assentamento.

De acordo com o jornal ABC Color, camponeses do departamento (estado) de San Pedro foram a Asunción para reunir-se com ministros e com o presidente Fernando Lugo, para discutir sobre o tema. Durante o encontro, Lugo deu instruções aos ministros para que a viabilidade da compra seja estudada.

Informações divulgadas pelo canal SNT Cerro Corá dão conta de que Lugo solicitou ao ministro da Fazenda, Dionisio Borda, verifique a disponibilidade para que os sete mil hectares oferecidos por Teixeira, de um total de 22 mil, sejam adquiridos com fundos provenientes de bônus do Tesouro.

Comprada por US$ 11 milhões por Teixeira e seus sócios, a estância situada em Paso Kuruzú esteve próxima de ser vendida ao governo, em sua totalidade, nos primeiros meses da gestão de Fernando Lugo, pelo valor de US$ 33 milhões, cifra considerada superfaturada por fontes como o jornal ABC Color.

Por conta das denúncias do principal jornal paraguaio, a transação foi abortada, porém, periodicamente o assunto volta à tona com as reiteradas ameaças de invasão e depredação da área, que abriga uma das últimas extensões de mata preservada em San Pedro.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Migração dos brasiguaios é tema de debate em Foz do Iguaçu

25.10.10 - “Os brasiguaios na fronteira entre Brasil e Paraguai”. Este é o tema do debate marcado para a próxima quarta-feira (27), a partir das 19h45, com a presença de dois professores doutores. A participação é gratuita, porém, mediante inscrição prévia. Mais...

Brasiguaios relatam amedrontamento em Santa Rita

16.10.10 - Moradores de nacionalidade ou origem brasileira, residentes em Santa Rita, relataram ao Diário TN Press casos de amedrontamento cometidos, supostamente, a mando de um candidato do Partido Colorado nas eleições marcadas para novembro. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.