terça-feira, 26 de outubro de 2010

Colheita de soja bate recorde no Paraguai

26.10.10 - Questionado por muitos e defendido por outros, o plantio de soja vai de vento em popa no Paraguai, com a confirmação de que a safra 2009/2010 foi a maior da história do país e de que o aumento na área de cultivo, para a temporada 2010/2011, será de pelo menos 8%.

De acordo com dados divulgados pela Associação dos Produtores de Soja do Paraguai (APS), em sua maioria, brasileiros ou descendentes, a safra atual de soja superou a marca de 7,5 milhões de toneladas, beneficiada pelas condições climáticas e pela melhoria na cotação internacional em relação a 2009.

O recorde anterior, pertencente ao período 2008/2009, era de seis milhões de toneladas. A previsão de faturamento, conforme cálculos do Banco Central do Paraguai (BCP), é superior a US$ 2,5 bilhões, considerando apenas as exportações efetuadas pelo setor.

Graças à adoção de modelos empresariais que, por outro lado, são duramente questionados por ambientalistas e camponeses, os “sojeiros” paraguaios cultivam, atualmente, a quarta maior área mundial, sendo superados, apenas, por seus concorrentes de Brasil, Estados Unidos e Argentina.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Para agricultores, governo é ameaça à produção

21.10.10 - Produtores agrícolas de todas as partes do Paraguai participaram, nesta quarta-feira (20), do ato simbólico de lançamento da safra de soja, realizado na cidade de J. E. Estigarribia. Tal como previsto, o atual governo voltou a ser alvo de duras críticas. Mais...

Empresários de Foz e Paranaguá assinam termo de cooperação

20.10.10 - De olho no intercâmbio de experiências de sucesso e no aumento do volume de mercadorias que passam por Foz do Iguaçu em direção ao porto de Paranaguá, empresários de ambas cidades assinaram, nesta terça-feira (19), um convênio de cooperação. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.