sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Devolução de canhão será analisada pelo IPHAN

29.10.10 - O Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) reúne-se na próxima semana, no Rio de Janeiro, entre os dias 04 e 05/11, para analisar, entre outros pontos polêmicos, a devolução de um canhão de guerra reivindicado pelo Paraguai.

Reprodução / ABC Digital

Antes de ser decretada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a devolução deve ser analisada, primeiramente, pelos 22 membros de tal Conselho, uma vez que o “Canhão Cristão”, atualmente, em exposição no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, foi tombado pelo patrimônio nacional.

Fundido a partir do metal obtido a partir de sinos de igreja, o “Canhão Cristão” foi capturado pelas tropas brasileiras durante a tomada da Fortaleza de Humaitá, em 1868, em uma das batalhas mais decisivas da Guerra da Tríplice Aliança ou “Guerra do Paraguai” (1865-70).

A devolução do artefato ao Paraguai foi prometida pelo presidente Lula, no mês de março, como gesto de amizade com o país vizinho, que no ano de 2011 celebra os 200 anos de sua história como nação independente.

Dos países que participaram da guerra formando a Tríplice Aliança, apenas o Brasil ainda não devolveu ao Paraguai os arquivos públicos e tesouros militares saqueados na ocasião. Setores militares e políticos brasileiros são contra a devolução de quaisquer objetos tomados durante a guerra.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Migração dos brasiguaios é tema de debate em Foz do Iguaçu

25.10.10 - “Os brasiguaios na fronteira entre Brasil e Paraguai”. Este é o tema do debate marcado para a próxima quarta-feira (27), a partir das 19h45, com a presença de dois professores doutores. A participação é gratuita, porém, mediante inscrição prévia. Mais...

Paraguai divulga seus atrativos turísticos no Brasil

22.10.10 - Com um estande de 50 metros quadrados, a Secretaria Nacional de Turismo (SENATUR) está presente na Feira das Américas 2010, no Rio de Janeiro, para divulgar os atrativos turísticos do país a profissionais brasileiros e de toda a América Latina. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.