quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Governador anuncia criação do BOPE paranaense

28.10.10 - O governador Orlando Pessuti assinou nesta quarta-feira (27), em Curitiba, o decreto que eleva o status da companhia de choque da Polícia Militar paranaense a Batalhão de Operações Especiais, que será chamado, tal como seu xará famoso, pela sigla BOPE.

Imagem: Agência Estadual de Notícias (AEN).

Além do BOPE, Pessuti criou, também, o Grupamento de Resgate Aéreo (GRAER), que contará com dois helicópteros e 52 policiais especialmente treinados para ações de alta complexidade que incluem, em seu rol, colaboração com as forças federais que atuam na região fronteiriça.

O BOPE e o GRAER são duas estruturas que vão contribuir muito para a segurança pública do nosso Estado”, afirmou Pessuti, citado pela Agência Estadual de Notícias (AEN). “Eles são um primeiro passo na preparação da segurança do Estado para a Copa das Confederações, em 2013, e Copa do Mundo 2014”.

Temos grandes eventos em Curitiba e em todo o Paraná que, muitas vezes, não tinham o policiamento especializado necessário. Agora, já temos policiais militares fazendo cursos em Brasília e outras cidades do Brasil, além do exterior. Só faltava a criação das unidades”, complementou.

Segundo a AEN, o BOPE, que passará a ser chefiado por um tenente-coronel, “irá atuar na retomada de locais ou áreas ocupadas, realizará patrulhamento tático em todo o Paraná, cuidará de restabelecer a ordem em rebeliões penais e urbanas, fará escoltas especiais e agirá em situações que uma unidade de área não consegue resolver”.

Aramis Linhares Serpa, secretário estadual de Segurança Pública, comentou sobre a iniciativa. “O Paraná era um dos poucos estados do Brasil que ainda não possuía constituído um grupamento aéreo na Segurança Pública”, disse.

Além da criação das novas unidades, o governador entregou 43 viaturas para uso nas cidades de Curitiba, Londrina, Cascavel e Guarapuava. O valor do investimento supera a marca de R$ 2 milhões.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Forças policiais prendem 26 em “Operação Tocaia”

23.10.10 - A delegacia da Polícia Federal (PF) de Foz do Iguaçu, em parceria com a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e delegacias de outros estados, deflagrou na manhã de ontem (22) a “Operação Tocaia”. Mais...

Para delegado, “Operação Tocaia” é divisor de águas

23.10.10 - Maior procedimento policial coordenado pela delegacia da Polícia Federal (PF) em Foz do Iguaçu, a “Operação Tocaia”, que resultou na prisão de 26 pessoas nesta sexta-feira (22), é considerada um “divisor de águas” pelo delegado Marcos Berzoini Smith. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.