quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Morte de Néstor Kirchner gera comoção na fronteira

28.10.10 - A inesperada morte do ex-presidente da Argentina e atual secretário-geral da União das Nações Sulamericanas, Néstor Kirchner, vítima de problemas cardíacos na manhã desta quarta-feira (27), pegou de surpresa os moradores dos três países da região fronteiriça.

Imagem publicada nos obituários do The New York Times

Marido da atual presidente do país, Néstor Kirchner ocupou a Casa Rosada entre os anos de 2003 e 2007, pondo fim a um período de grave instabilidade política na Argentina (que teve cinco presidentes em apenas dois anos) e consolidando sua influência ao conseguir eleger a esposa, Cristina, como sucessora.

Em Puerto Iguazú, cidade argentina da Tríplice Fronteira, a notícia caiu como bomba para os cerca de 30 mil habitantes locais, que passaram o feriado desta quarta-feira (decretado para a realização do Censo 2010) acompanhando as notícias pela televisão, pelo rádio ou via internet.

Do lado de cá, o assunto foi destaque nos telejornais locais de meio-dia e de fim de tarde. No mês de dezembro, Kirchner viria a Foz do Iguaçu para participar, como convidado, da cúpula semestral de chefes de estado do Mercosul e países associados, marcada para a cidade.

No Paraguai, a morte de Néstor Kirchner é o tema da capa dos principais jornais do país na manhã de hoje (28) e o presidente Fernando Lugo, que apesar de suas restrições médicas, viajará à Argentina para acompanhar o funeral, decretou luto oficial de três dias.

Nascido em Río Gallegos, extremo sul da Argentina, em 1950, Kirchner foi governador da província de Santa Cruz entre os anos de 1991 e 2003, deixando o cargo para assumir a presidência. Faleceu aos 60 anos e, além da mulher Cristina, deixa dois “herdeiros políticos”, Máximo e Florência.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Censo Nacional paralisa atividades na Argentina

27.10.10 - Se sua intenção é cruzar a fronteira para passear ou fazer compras na Argentina nesta quarta-feira (27), esqueça. Por determinação do governo, todas as atividades comerciais e serviços não-essenciais estão paralisados para a realização do Censo 2010. Mais...

Brasil e Argentina desburocratizam travessia fronteiriça

15.10.10 - Informações divulgadas, nesta quinta-feira (14), pelo portal La Voz de Cataratas, dão conta de que Brasil e Argentina finalmente chegaram a um consenso para a aplicação imediata do novo método de controle migratório na Ponte Tancredo Neves. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.