sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Paraguai analisa medidas contra violência no futebol

22.10.10 - Um morto e três feridos. Este foi o saldo da jornada futebolística da última quarta-feira (20), onde “torcedores” de Olimpia, Cerro Porteño e Sportivo Luqueño envolveram-se em confusões fora do estádio, em violentos incidentes ocorridos na região metropolitana de Asunción.

De acordo com os diários Última Hora e ABC Color, o episódio mais grave ocorreu em Capiatá, na Ruta I, onde um estudante universitário de 21 anos, Carlos Alberto Paniagua Villagra, que estava a bordo de um ônibus onde havia vários torcedores do Cerro Porteño, foi baleado e morreu a caminho do hospital.

Os autores dos tiros eram “barras-bravas” do Olimpia que deslocavam-se pela rodovia em uma motocicleta e, ao avistarem os torcedores do Cerro, dispararam a esmo. Um dos atiradores, membro da torcida organizada “La Pandilla”, foi identificado e encontra-se foragido.

O segundo episódio da noite ocorreu em Luque, com torcedores do Sportivo Luqueño protestando contra a nova derrota da equipe que ocupa a lanterna do Torneio Clausura. Durante a confusão em frente ao estádio e à residência do presidente do clube, três pessoas ficaram feridas e 40 foram detidas.

Nesta quinta-feira (21), entidades da sociedade civil voltaram a manifestar-se contra a violência no futebol, que manifesta-se, também, em constantes brigas nas arquibancadas e nos arredores dos estádios.

Apesar dos reiterados casos, porém, não há, neste momento, nenhuma iniciativa concreta para coibir o acesso de marginais às praças esportivas e dar segurança aos verdadeiros torcedores, situação que afasta as famílias dos estádios e reduz, cada vez mais, a já pequena média de público do campeonato local.

No meio político, a morte de Paniagua foi alvo de questionamentos de deputados e senadores à suposta falta de ação da Polícia Nacional. Entre as medidas em análise, destaque para iniciativas similares de combate à violência, adotadas em países como Brasil, Argentina, Itália e Inglaterra.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Futebol Paraguaio: Torneio Clausura, 15ª Rodada

20.10.10 - Confira placar com os resultados dos jogos da quarta rodada do 2º Turno do Torneio Clausura. Inclui tabela de classificação e informações sobre o regulamento da competição, que com o Torneio Apertura, reúne os 12 times da elite do futebol paraguaio. Mais...

Chilavert sai no braço com empresário argentino (vídeo)

19.10.10 - Conhecido por sua grande carreira e boca ainda maior, o ex-goleiro do Vélez Sarsfield e da seleção paraguaia de futebol, José Luis Chilavert, voltou ao noticiário nesta segunda-feira ao trocar socos com um empresário argentino no saguão do aeroporto. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.