sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Paraguai envia tropas para missão de paz no Haiti

29.10.10 - Assíduo colaborador das missões humanitárias mantidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, o Paraguai enviará, no mês de novembro, um grupo de 100 militares para auxiliar no trabalho das forças coordenadas pelo Brasil.

Imagem: Presidência da República

Na última quarta-feira (27), os 79 suboficiais e 21 oficiais, sob o comando do Coronel Milciades Rojas Fleitas, receberam a visita do presidente Fernando Lugo para a cerimônia de apresentação ao público e entrega da bandeira paraguaia que será hasteada durante a missão em território haitiano.

Devastado pela pobreza e pelos terremotos do mês de janeiro, o país caribenho depende da ajuda internacional para a provisão de alimentos, água, medicamentos e insumos básicos. Os militares presentes no país desempenham, ainda, importante papel social e na área de segurança.

Treinados por instrutores especializados em missões de paz e contando com apoio financeiro e logístico dos governos de Estados Unidos e Espanha, os militares paraguaios seguirão rumo ao Haiti, em pequenos grupos, durante todo o mês de novembro.

A estadia máxima no país visitado será de seis meses, período após o qual, novos militares serão enviados. Para a atual missão, o Paraguai enviará, além dos voluntários, equipamentos como transformadores de energia e máquinas que auxiliarão na retirada de escombros e na reconstrução da estrutura do país.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Forças Armadas fazem manobras na fronteira com a Bolívia

21.10.10 - Militares das três armas do Exército paraguaio estão, neste momento, realizando manobras de treinamento no Chaco, extremo norte do país, nas proximidades da agreste e praticamente despovoada fronteira seca entre Paraguai e Bolívia. Mais...

Argentinos barram passagem de militares brasileiros

25.10.10 - Militares brasileiros que participariam de uma operação conjunta com o Exército argentino na cidade de Apóstoles, foram barrados na última sexta-feira (22), no momento em que preparavam-se para a travessia da Ponte Tancredo Neves. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.