segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Polícia investiga roubo de cargas destinadas a CDE

25.10.10 - Importadores de Ciudad del Este e municípios vizinhos, que trazem mercadorias chinesas ao Paraguai, pela via aérea, denunciaram na semana passada a existência de um esquema de “desvio” e roubo de cargas que já provocou milionários prejuízos às empresas.

Reprodução / ABC Digital

De acordo com o jornal ABC Color, mais de 50 carregamentos já teriam sido “esvaziados” pelos piratas do ar, que subtrairiam as mercadorias durante a escala das aeronaves da companhia internacional DHL nos aeroportos de Ezeiza (Argentina) ou Guarulhos (São Paulo).

O caso é investigado pela Polícia Nacional do Paraguai, que solicitou, inicialmente, a colaboração de seus pares argentinos para a apuração do “esvaziamento” das cargas, que em alguns casos, chegam ao Paraguai com menos de 40% de seu peso ou quantidades originais.

Mauro Rivas, gerente-geral da DHL no Paraguai, reconheceu a existência do problema e disse que a empresa está tomando providências. “No comércio exterior, lamentavelmente, sempre ocorrem extravios, às vezes temporários, às vezes definitivos, devido ao trânsito das mercadorias por diferentes países”, analisou.

Antes de chegar à América do Sul, os carregamentos, originados na China e embarcados em Hong Kong, fazem escalas nos aeroportos de Frankfurt e/ou Madrid. Na sequência, passam por São Paulo e/ou Buenos Aires para só então serem enviados aos aeroportos que servem Asunción ou Ciudad del Este.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Apreensões de contrabando aumentam no Paraguai

22.10.10 - Do primeiro dia de janeiro até 19/10, a Direção Nacional das Aduanas (DNA), do Paraguai, apreendeu mercadorias avaliadas em G$ 58,4 bilhões ou mais de R$ 20,8 milhões. Tal cifra é 174% superior às apreensões realizadas em 2009. Mais...

Polícia investiga assalto a caminhão na fronteira

22.10.10 - A Polícia Nacional do Paraguai está investigando, com cautela, o caso em que funcionários de uma loja de Salto del Guairá denunciaram, na madrugada de ontem (21), um assalto supostamente cometido por policiais na Supercarretera de Itaipu. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.