terça-feira, 26 de outubro de 2010

Roda de Tererê - 26/10/10

Assalto à mão armada

Delinquentes armados invadiram o Edifício China, no centro de Ciudad del Este, e levaram cerca de US$ 20 mil da firma Norte Despachos Aduaneiros SRL, cujo escritório funciona no primeiro piso da citada edificação. De acordo com o Diário Vanguardia, o assalto ocorreu no último sábado (23) e foi cometido por dois indivíduos, que renderam o único funcionário presente e saíram correndo sem que o porteiro, que afirmou não ter visto a entrada dos mesmos, não esboçasse qualquer reação.

Polêmica na fronteira

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul prendeu no último final de semana o brasileiro Wilson Acosta Marques, que de acordo com informações publicadas por fontes paraguaias como o jornal ABC Color, conta com acusações por narcotráfico e triplo homicídio. O motivo da polêmica, porém, não é a prisão em si, mas o fato de que o irmão de Wilson, Vilmar, é candidato à prefeitura da cidade fronteiriça de Ypehú nas eleições de novembro, situação que vem tumultuando o cenário político local.

Suspeito capturado

Apontado como um dos autores do duplo homicídio ocorrido no último domingo (24), na linha fronteiriça entre Capitán Bado (Paraguai) e Coronel Sapucaia (MS), o paraguaio Márcio Ariel Giménez Sánchez foi capturado nesta segunda-feira (25), após trocar tiros com agentes da Polícia Nacional do Paraguai. Juntamente com Giménez Sánchez, havia um segundo indivíduo, que conseguiu escapar e cujos dados, até o momento, são manejados com sigilo, porém, trataria-se de Jacinto Cristaldo (Cabelo).

Erotismo publicitário

O Diário CDE publicou, no último domingo (24), uma curiosa matéria questionando dois outdoors instalados nas proximidades da Ponte da Amizade, mostrando modelos em roupas íntimas para promover marcas e lojas de lingerie. Se, por aqui, anúncios deste tipo parecem comum, do lado de lá da fronteira, não caíram nada bem a alguns setores que acreditam que tais propagandas podem servir como incentivo ao turismo sexual ou algo do gênero. Para conferir a matéria (em espanhol), clique aqui.

Desleixo com a história

O Panteão Nacional dos Heróis, situado em pleno centro da capital paraguaia, Asunción, é um dos lugares mais emblemáticos do país em termos históricos, culturais e turísticos. Nesta segunda-feira (25), porém, o jornal ABC Color trouxe matéria mostrando o lamentável estado de abandono da estrutura, que encontra-se com rachaduras e infiltrações em inúmeras partes e corre o sério risco de, se nada for feito, ser interditada para preservar a segurança dos visitantes que diariamente rendem homenagem aos heróis da pátria.

Poluição implacável

Tal como antecipado pelo Sopa já há alguns meses, estudos realizados pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com o apoio da gigante brasileira Petrobrás, apontam que Asunción é a terceira capital mais poluída do continente americano, com a má qualidade do combustível usado no país sendo apontada como uma das principais causas para a alta concentração de partículas poluentes no ar. A liderança é da Cidade do México, seguida pela chilena Santiago.

Frase do Dia

Onde manda capitão, não manda marinheiro - Pompeyo Lugo, irmão do presidente do Paraguai, sobre as constantes discrepâncias entre Fernando e seu vice, Federico Franco, que afirma ser relegado do poder pelo entorno luguista.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.