quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Roda de Tererê - 27/10/10

Encontro de negócios

Acontece nesta quarta-feira (27), em Campo Grande, um novo encontro bilateral entre empresários e autoridades de Paraguai e Mato Grosso do Sul, interessados na concretização de negócios e no aumento do intercâmbio comercial entre os vizinhos de fronteira seca. Por parte do Paraguai, estarão presentes representantes como o ministro de Indústria e Comércio, Francisco Rivas, e o presidente da União Industrial Paraguaia, Gustavo Volpe. Eduardo dos Santos, embaixador brasileiro em Asunción, confirmou presença.

Morte no lago

Em reportagem exibida em seu telejornal Paraná, TV na noite de ontem (26), a TV Cataratas (afiliada Rede Globo) mostrou denúncia de pescadores que atuam nas águas do Lago de Itaipu, apontando que peixes da espécie Armado estão sendo vítimas de estranha mortandade provocada, segundo análises laboratoriais, por elevada concentração de metais pesados. Estudos feitos com a água do lago, porém, não acusam o mesmo resultado, motivo pelo qual, a fonte de emissão dos poluentes ainda é um mistério.

Caso omisso

Dos cerca de 450 proprietários convocados no início do mês pela Direção Nacional das Aduanas (DNA), do Paraguai, para regularização da situação documental de seus veículos (sob pena de perda definitiva e leiloamento), apenas 36 atenderam ao chamado. Foi o que revelou, nesta terça-feira (26), o Diário Última Hora, apontando que, a partir de agora, a DNA dará prosseguimento aos trâmites legais. O prazo para regularização dos automóveis terminou na segunda-feira (25).

Direitos humanos

Um dos principais temas do noticiário paraguaio nesta terça-feira (26) foi o relatório apresentado pela Coordenadoria de Direitos Humanos do Paraguai (CODEHUPY) à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), denunciando o Estado por supostas violações cometidas durante as ações de combate ao grupo insurgente “Exército do Povo Paraguaio – EPP”. Um dos pontos mais chamativos do relatório é a que a CODEHUPY “esqueceu-se”, simplesmente, dos crimes e abusos cometidos pelo EPP.

Retorno à rotina

Após passar quatro dias em repouso e sob intensa observação médica, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, retomou parte de sua rotina de trabalho nesta terça-feira (26), participando de atividades no Palácio de López (sede do Executivo) e na residência oficial de Mburuvicha Róga. Na próxima semana, Lugo passará pela quinta das seis sessões de quimioterapia previstas em seu tratamento contra o câncer, motivo pelo qual, seu sistema imunológico encontra-se enfraquecido.

Xenofobia argentina

Pela segunda vez em menos de um ano, a torcida do Independiente, da Argentina, praticou atos de xenofobia contra paraguaios e bolivianos, na disputa do clássico contra o quase vizinho Boca Juniors. Em imagens exibidas pela transmissão oficial da partida, ocorrida no último domingo (24), torcedores do clube que tem, justamente, um paraguaio como seu maior jogador (Arsenio Erico), atiraram objetos ao campo para insultar jogadores e torcedores do Boca, a quem chamam, pejorativamente, de “paraguas” e “bolis”.

Frase do Dia

Nem eu nem Federico somos juristas para dizer se houve ou não violação constitucional. Deixemos aos especialistas - Fernando Lugo, presidente do Paraguai, sobre as acusações feitas por seu vice, Federico Franco, de que nomeações verbais ordenadas por Lugo nas Forças Armadas violariam a Constituição Nacional do país.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.