quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Roda de Tererê - 28/10/10

Tragédia na BR-277

Ozeias de Matos, Edna Fátima Sanches Matos, Eclene Maria de Matos, Tamires Emanoelle Sanches Matos e uma quinta pessoa não identificada no primeiro momento. Eis a lista de novas vítimas do trecho de pista simples da BR-277 entre Medianeira e Santa Tereza do Oeste, cuja duplicação segue sem sair do papel. Paralelamente, a rodovia ostenta, em suas duas praças de pedágio do extremo oeste, algumas das tarifas mais caras do Paraná e do Brasil. Até quando?

Mais feridos?

Informações extraoficiais divulgadas pelo Diário Vanguardia nesta quarta-feira (27) dão conta de que não teriam sido apenas dois os feridos no episódio em que Polícia Federal (PF) e Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) trocaram tiros com contrabandistas paraguaios nas águas do rio Paraná, nas imediações da Favela do Bambu. Além de um terceiro ferido, cujos dados não puderam ser obtidos pelo jornal, balas perdidas teriam atingido, também, um veículo que estava na margem paraguaia.

Promessa eleitoral

Com a proximidade das eleições municipais marcadas para 07/11 no Paraguai, crescem, também, as promessas de obras mirabolantes e que, dificilmente, sairão do papel. Está marcada para amanhã (29), por exemplo, a apresentação, em Ciudad del Este, do projeto de um mega-ginásio com capacidade para 12 mil pessoas e teto retrátil, na área da antiga pedreira municipal. O projeto será apresentado pela Secretaria Municipal de Área Urbana e contará com a presença da candidata à reeleição, Sandra McLeod.

Pavimentação à vista

Já estão em andamento as obras de pavimentação poliédrica da estrada de 16 quilômetros que leva da Ruta Internacional VII, em Yguazú, à represa e futura usina hidrelétrica de Yguazú, que deve começar a receber seus primeiros equipamentos de produção de energia a partir do próximo ano. A previsão é de que tudo esteja concluído até 2014, com a nova usina, cujo lago artificial foi formado ainda na década de 1980, contribuindo com 200 megawatts adicionais de potência no sistema elétrico paraguaio.

Pedofilia na rede

Pela primeira vez na história do Paraguai, o Judiciário do país deu sentença, na última terça-feira (26), condenando um homem acusado de pedofilia cometida através da internet. De acordo com o Diário Última Hora, trata-se de Jorge Omar Franco Dávalos, 29, condenado a cinco anos de prisão. A estratégia de Dávalos para a obtenção de fotos, tiradas pelos próprios menores, era a criação de perfis falsos no orkut e o uso da conta bethaniamosha@hotmail.com no comunicador MSN Messenger.

Sarampo e rubéola

O Paraguai recebeu nesta quarta-feira (27), de parte da Organização Panamericana da Saúde (OPS), a certificação oficial de cumprimento das metas estabelecidas em todo o continente, visando a eliminação do sarampo e da rubéola. De acordo com a agência pública IP Paraguay, o certificado foi entregue ao presidente Fernando Lugo pelo representante da OPS no Paraguai, Rubén Figueroa, em cerimônia levada a cabo na área externa do Palácio de López.

Frase do Dia

Com os cortes no orçamento, os parlamentares não estão dando as costas para nós, mas para as pessoas que neles votaram. Espero que os eleitores pensem melhor da próxima vez e lembrem-se dos que mostraram-se miseráveis e desalmados com eles - Pablino Cáceres, secretário paraguaio da Ação Social, sobre os cortes no orçamento estatal feitos por deputados e senadores, que obrigarão à suspensão dos programas de “bolsas sociais” mantidos por sua secretaria.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.