sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Roda de Tererê - 29/10/10

Disparo acidental

Exame de autópsia realizado nesta quinta-feira (28), em Asunción, reforça a versão inicial de que o agricultor Antonio Meza González, 55, cunhado de um professor assassinado por “guerrilheiros” do grupo insurgente “Exército do Povo Paraguaio – EPP”, tenha morrido por conta de um disparo acidental procedente de sua própria escopeta calibre 12. O acidente teria ocorrido no momento em que Meza subia em sua moto e a arma, engatilhada, teria sido acionada involuntariamente.

Risco de intervenção

Apesar de ter sido premiada, no ano de 2009, como a melhor administração municipal do país, a prefeitura de Ciudad del Este corre sério risco de intervenção por parte da Controladoria Geral da República, que nesta quinta-feira (28), reforçou seu pedido de investigação das contas do município, no período referente aos anos de 2008 e 2009. As supostas irregularidades cometidas pela prefeita e candidata à reeleição, Sandra McLeod, foram denunciadas pelos deputados Oscar González Drakeford e Juan Bernardo Ziett.

Vazio legal

Em nova “trapalhada” cometida por Fernando Lugo, o Paraguai ficou sem presidente no início da noite desta quinta-feira (28), no intervalo entre a decolagem do ex-bispo católico à Argentina, para participar do funeral de Néstor Kirchner, e o desembarque do vice-presidente Federico Franco, cujo voo atrasou. Justo Germán Denis, escrivão responsável pela ata em que Lugo transferiu a presidência interina ao vice, confirmou a irregularidade, porém, minimizou-a alegando que foi apenas por “uns poucos minutos”.

Incêndio em Santa Rita

Susto em Santa Rita, cidade “brasiguaia” a 70 quilômetros da Ponte da Amizade, com o incêndio, na noite de quarta-feira (27), de uma loja de roupas situada na região central da cidade. De acordo com o Diário Vanguardia, o fogo teve início após uma explosão no interior do estabelecimento, que estava fechado no momento do episódio, com a hipótese mais provável sendo a de um curto-circuíto. O incêndio foi controlado por Bombeiros Voluntários, porém, o prejuízo à proprietária, de apenas 19 anos, foi grande.

Bruxa solta

O dia 31 ainda nem chegou e a bruxa já está solta na Ruta VII, com o registro de duas batidas em cadeia nas imediações dos quilômetros cinco e seis, perímetro urbano de Ciudad del Este. Segundo o Diário Vanguardia, no primeiro acidente, ocorrido na manhã de ontem (28), no Km 5, cinco veículos bateram um atrás do outro, enquanto que, cerca de mil metros adiante, outros quatro envolveram-se no mesmo tipo de colisão. Os prejuízos, felizmente, foram apenas materiais.

Incêndio na marginal

Em Cascavel, por sua vez, um caminhão com placas de Marechal Cândido Rondon pegou fogo em uma das marginais da BR-277, por conta de um curto-circuíto que atingiu e destruiu sua cabine. De acordo com o portal CGN, a fumaceira foi percebida pelo caminhoneiro a poucos metros do trevo do aeroporto, local onde abandonou o caminhão e pediu a ajuda do Corpo de Bombeiros. Apesar dos esforços dos socorristas, o fogo tardou a ser controlado. O motorista nada sofreu.

Frase do Dia

Em caso de assalto, o melhor é não oferecer resistência e entregar todos os seus pertences. A Polícia está com os pés e as mãos atadas ante a vulnerabilidade do sistema judicial. Atualmente, o Código Penal em vigor garante mais segurança aos delinquentes do que direitos às vítimas - Blas Arias Oviedo, delegado-titular da Polícia Nacional do Paraguai na região metropolitana de Asunción, sobre a situação de insegurança e o trabalho policial na região mais populosa do país.

(Por Guilherme Dreyer Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com)

Para contribuir com as discussões da coluna, utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para sopabrasiguaia@gmail.com. Comentários com teor desrespeitoso ou ofensivo serão apagados. Para ler as edições anteriores, clique aqui ou consulte o arquivo no menu lateral. Passa a cuia, che ra’a!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.