sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Turbina de Itaipu ficará parada por seis meses

29.10.10 - A diretoria paraguaia de Itaipu confirmou, nesta quinta-feira (28), que sua Unidade Geradora nº 6 (U6), situada na metade paraguaia da hidrelétrica binacional, ficará parada por pelo menos seis meses devido a fissuras que colocam em risco seu funcionamento.

Imagem: ABC Color.

Os problemas nas peças foram detectados no mês de setembro, durante verificação de rotina. Rubén Brasa, diretor técnico da entidade binacional, explicou ao Diário Última Hora que trata-se de fissuras em uma das pás e desgastes em peças movimentadas com a passagem da água pelos condutos forçados.

São problemas que podem acontecer em qualquer turbina, sobretudo nas que estão submetidas a este tipo de forças”, analisou. “Há ainda uma série de medições que necessariamente precisamos realizar na turbina, o que deve levar uns 15 dias. Estamos neste processo agora”.

Sobre as soluções em estudo, Brasa antecipou que “estávamos discutindo duas soluções, uma era a desmontagem total e outra uma desmontagem parcial, mas em ambos casos aqui no local. Mas agora já está praticamente definido, só falta um ajuste final e alguns detalhes para a desmontagem total”.

O custo da reparação ainda não foi calculado pela entidade, que estima que a manutenção dure em torno de seis meses. Mesmo em caso de atrasos, porém, a produção de energia não será afetada, uma vez que, habitualmente, Itaipu mantém duas de suas vinte turbinas paradas para manutenção.

O que eu sim posso afirmar é que isso não vai ter nenhuma incidência em nossa produção de energia, porque constantemente temos duas máquinas paradas e o que contratamos em Itaipu é a potência, pelo que isso não vai incidir em nosso programa de produção de energia”, detalhou Rubén Brasa.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Turbina de Itaipu está parada por problemas técnicos

13.10.10 - Maior produtora de energia elétrica do planeta, a hidrelétrica de Itaipu, compartilhada por Brasil e Paraguai, conta com 20 turbinas e potência instalada de 14 mil megawatts/hora. Desde o dia 17/09, no entanto, um dos geradores encontra-se parado. Mais...

Paraguai inicia licitação para nova linha de Itaipu

26.10.10 - A diretoria paraguaia da binacional Itaipu deu início ao processo de licitação para a construção da nova linha de transmissão que conectará a hidrelétrica do rio Paraná à região metropolitana de Asunción, reduzindo o déficit de energia no país. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.