segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ABC Color critica “atitude mendicante” com o Brasil

29.11.10 - “Atitude genuflexa e mendicante do governo com o Brasil é indignante”. Este é o título do editorial publicado pelo jornal ABC Color em sua edição de domingo (28), voltando a tecer críticas à postura do governo de Fernando Lugo em sua relação com o Brasil.

Reprodução / ABC Digital

O Ministério das Relações Exteriores informou que uma missão oficial viajará a Brasília nesta terça-feira para reunir-se com legisladores do Brasil, em busca da aprovação parlamentar do que foi estabelecido na Declaração Presidencial de 25 de julho de 2009 pelos presidentes Fernando Lugo e Lula da Silva”, escreve o ABC Color, referindo-se ao acordo que definiu, entre outros pontos, pendências em relação à usina de Itaipu.”Não é a primeira vez que funcionários e comitivas paraguaias viajam ao Brasil pelo mesmo motivo”.

A esta altura e tendo tolerado já um grau de vexação a nosso país realmente vergonhoso, a única atitude digna que caberia neste escabroso assunto seria dar por fechado o capítulo, retirar as notas reversais de marras e exigir a pendente verdadeira reivindicação da soberania energética paraguaia, aquela que Lugo, de forma enganosa, levantou como bandeira e prometeu ao povo paraguaio durante sua campanha política e que logo sepultou no esquecimento: a renegociação do Tratado de Itaipu, para que se reconheça de forma irrevogável nosso direito a dispôr livremente da energia que produzimos e que nos seja pago um preço justo pela que vendemos ao Brasil”.

Agora bem, qual é o motivo que justifica que, tendo comprometido-se o presidente brasileiro em devolver ao Paraguai o que lhe pertence, sejamos agora os próprios paraguaios que tenhamos que ir a mendigar às autoridades parlamentares do vizinho país, para que referendem a palavra empenhada por seu presidente: Na verdade, a tarefa de obter o respaldo dos legisladores corresponde ao próprio Lula da Silva, já que se isso não acontecer, é a autoridade presidencial a que ficará em entredito, e ele que poderia terminar sendo considerado um mentiroso”.

O Paraguai, como país soberano e independente, não tem porque continuar submetendo-se ao burdo e renhido jogo dos brasileiros, que sempre acostumaram-se a que nós supliquemos-lhes que nos deem o que em estrita justiça nos pertence. A dignidade dos paraguaios não merece que a relação bilateral entre ambos países continue suportando esta indignante extorsão por parte dos imperialistas brasileiros, tolerada de maneira genuflexa pelo inepto governo de Fernando Lugo e seus funcionários da área hidrelétrica”, conclui o ABC Color. Para ler o editorial (em espanhol), na íntegra, clique aqui.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Itaipu: Missão paraguaia irá a Brasília no dia 30

24.11.10 - Apesar de ter anunciado que adiaria, para 2011, as viagens de missões ao Brasil para lobby em prol da aprovação do acordo de Itaipu, o Paraguai enviará, no dia 30, uma delegação para dialogar com autoridades do Legislativo e do Executivo brasileiros. Mais...

Paraguai questiona impostos brasileiros sobre Itaipu

23.11.10 - O Paraguai apresentou reclamação ao STF na qual pede seu direito de integrar, na qualidade de interessado, as ações ajuizadas por prestadoras de serviço a Itaipu, que contestam a cobrança de tributos municipais de Foz do Iguaçu e estaduais do Paraná. Mais...

Um comentário:

  1. O jornal ABCColor está tocando fogo nas relações Brasil-Paraguai-Itaipu para que a fogueira suba em chamas pelo ar, enquanto ele-jornal corre, velozmente, sem fazer algo para que a paz e a harmonia sejam respeitadas.
    Temos a esperança de que Lugo+Lula não se deixem acreditar na oposição conservadora do Paraguai, tampouco nas profecias dos falsos profetas que tudo fazem para que o circo pegue fogo.

    ResponderExcluir

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.