sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Adesão venezuelana volta à pauta no Paraguai

26.11.10 - O governo do Paraguai voltou a apresentar ao Congresso, nesta quinta-feira (25), o pedido de adesão da Venezuela ao Mercosul. Para tornar-se sócio do bloco, o país de Hugo Chávez depende, ainda, da aceitação do pedido por parte dos parlamentares paraguaios.

Imagem de arquivo

De acordo com o portal Paraguay.com, o requerimento, retirado da pauta em inúmeras oportunidades, por temores de que fosse negado pela dura oposição paraguaia, voltou ao cenário político, justamente, no momento em que fala-se de um “pacote” de acordos entre governistas e opositores.

Em jogo, estaria a divisão de importantes cargos como a chefia da Promotoria e da Controladoria-Geral da República, além do preenchimento dos cargos vacantes na Corte Suprema de Justiça, cujo impasse arrasta-se há mais de um ano.

Dos quatro membros originais do Mercosul, apenas o Paraguai ainda não ratificou o protocolo de adesão da Venezuela. Um dos principais questionamentos, neste sentido, é quanto à legitimidade democrática do governo de Hugo Chávez, acusado de comandar uma “ditadura bolivariana”.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Foz do Iguaçu receberá Cúpula e Parlamento do Mercosul

12.11.10 - Além da cúpula semestral de chefes de estado do Mercosul e países associados, Foz do Iguaçu receberá, no mês de dezembro, a última sessão do ano do Parlamento do Mercosul, legislativo regional cuja sede permanente é a cidade de Montevidéu. Mais...

Encontro entre Lugo e Dilma será em Foz

04.11.10 - O primeiro encontro oficial entre o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, e a presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, deve mesmo ser em Foz do Iguaçu, durante a cúpula semestral do Mercosul marcada para ocorrer entre os dias 16 e 17/12. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.