terça-feira, 23 de novembro de 2010

Argentina e Paraguai agilizam construção de ponte

23.11.10 - Autoridades de Paraguai e Argentina encontraram-se para novas discussões sobre a construção de uma ponte ligando a região sul do Paraguai à província argentina do Chaco, cujo governador, Jorge Capitanich, é um dos maiores entusiastas do plano.

De acordo com a agência pública IP Paraguay, representantes das regiões que serão beneficiadas caso a obra saia do papel, estiveram em Asunción, nesta segunda-feira (22), para reunir-se com deputados e senadores e com o presidente Fernando Lugo.

A intenção é fazer com que a ponte, que deve custar entre US$ 60 milhões e US$ 100 milhões (a depender do local escolhido e das facilidades logísticas incluídas), seja erguida entre as cidades de Curupayty e Bermejo, ribeirinhas ao rio Paraguai, e conte com recursos regionais para seu financiamento.

Tais recursos viriam do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA, em espanhol), que já teria dado o “ok” para a realização dos primeiros estudos de viabilidade.

Atualmente, há apenas duas pontes fronteiriças entre Paraguai e Argentina, situadas em Puerto Falcón / Clorinda (rio Paraguai) e Encarnación / Posadas (rio Paraná). A construção de uma ou mais vias é uma antiga reivindicação de setores empresariais e políticos de ambos países.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Projeto da 2ª Ponte não será modificado

11.11.10 - Apesar dos protestos de ambientalistas e ativistas contrários à construção da segunda ponte a poucos metros da foz do rio Iguaçu e do Marco das Três Fronteiras, o projeto da nova via internacional entre Brasil e Paraguai não sofrerá nenhuma alteração. Mais...

DNIT realiza audiência pública sobre a 2ª Ponte

09.11.10 - Será realizada na tarde de hoje (09), a partir das 14h00, na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, uma nova audiência pública sobre a construção da segunda ponte sobre o rio Paraná, ligando a Terra das Cataratas à cidade paraguaia de Presidente Franco. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.