domingo, 21 de novembro de 2010

As 10 + da Imprensa Paraguaia – de 14/11 a 20/11

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

1. ¡Dirigente diz ter sido assediada por Fernando Lugo!

Em 17/11, a dirigente rural Claudia Russer acusou e o Diário Popular estampou na capa: “Lugo me disse: 'Quero sonhar contigo, Claudia'”. O episódio teria ocorrido em 2008, na época em que o ex-bispo ainda era candidato e havia recém pendurado a batina.

Pompeyo, irmão do presidente e testemunha ocular da “cantada”, demonstrou surpresa. “Ele disse sonhar, mas sonhar pelo projeto político”, argumentou. A reação mais engraçada, porém, foi a do próprio “galã”. “Estou mal. Antes era Jéssica Círio [modelo e dançarina argentina], agora é Claudia Russer”, ironizou Lugo.

2. ¡Beata diz que culpa por padres garanhões é das mulheres!

Polêmica em Coronel Oviedo, com os rumores de que um padre tirou fotos de seu “instrumento” e enviou a uma professora cujo marido, sentindo a cabeça pesada, saiu no braço com o religioso. Em entrevista ao Diário Popular (17/11), Agustina Ávalos, fiel da paróquia, defendeu o “garanhão”. “Nós, mulheres, é que temos que respeitar os sacerdotes. Os padres são sempre os culpados de tudo, mas... e nós?”, questionou.

3. ¡Vingador ameaça parlamentares paraguaios!

O povo não deveria temer seus governantes, os governantes deveriam temer o povo”. Esta foi a frase pichada em uma parede do Congresso paraguaio, juntamente com desenho alusivo a Guy Fawkes (1570-1606), cuja fama de vingador já foi tema, até mesmo, de filme de Hollywood. Segundo o La Nación (20/11), a pichação, encarada como ameaça dos camponeses aos parlamentares, foi removida tão logo detectada.

4. ¡Guarda-costas de deputado é preso por assalto a idosos!

Era só o que faltava! Em 14/10, o jornal ABC Color noticiou que um homem foi preso acusado de liderar o grupo que tomou dois idosos como reféns para assaltá-los em Tobatí. O acusado é Julián Caballero Benítez, que se não bastasse o fato de ser suboficial da Polícia Nacional do Paraguai, é também guarda-costas do deputado colorado Hugo Velázquez, que não comentou sobre o caso.

5. ¡Senador prepara banquete para 15 mil convidados!

Questionado por opositores e até por aliados, o polêmico senador Juan Carlos Galaverna (Calé), do Partido Colorado, celebra neste final de semana seus 61 anos de vida. Para marcar a data, Calé, com a “ajuda de amigos”, preparou mais um de seus luxuosos banquetes, desta vez, para 15 mil comensais. José “Icho” Planás, um dos organizadores, disse ao jornal La Nación (20/11) que a estimativa de gasto é de R$ 110 mil.

6. ¡Namorado ciumento desconfia de chifre parlamentar!

Em 18/11, o Diário Popular publicou, em sua seção de ajuda, a carta de um namorado desconfiado de que a amada, que trabalha como secretária de um senador, tem padrão de vida muito mais elevado do que seu salário de “assistente parlamentar” permite. Professora Úrsula, conselheira sentimental, foi simples e direta. “Devo concordar com você”, respondeu. “Veja uma forma civilizada de livrar-se dessas dúvidas”.

7. ¡Modelo siliconada lamenta não ter ninguém para test-drive!

Em entrevista ao Diário Popular (15/11), a modelo Roxy Núñez disse estar feliz da vida com suas novas próteses de silicone nos seios. Entretanto, para que a felicidade seja completa, falta-lhe apenas um detalhe: alguém para testar. “Estou solteira, então, não sei quem terá o privilégio”, lamentou. “Prefiro estar sozinha [Nota: sozinha, mas não solitária], porque homens sinceros não existem mais”. Alguém se habilita?

8. ¡Conselho lança insólita campanha de segurança no trânsito!

Não seja burro como eu: use capacete”. Este é o slogan da campanha lançada no Paraguai pelo Conselho Nacional de Segurança no Trânsito, tendo como personagem um simpático burrinho que anda pelas ruas distribuindo panfletos e “capacetes simbólicos”, feitos de espuma, aos motociclistas que insistirem em arriscar a própria cabeça. A campanha foi destaque na edição online do jornal La Nación em 15/11.

9. ¡Diretor descobre tráfico de cachaça em cadeia de CDE!

Aconteça o que acontecer, cachaça não faltará na Penitenciária Regional de Ciudad del Este. Segundo o jornal La Nación (16/11), Isidoro Fernández, diretor, descobriu um engenhoso esquema no qual, através de um buraco camuflado no muro, pessoas de fora passavam tubinhos com bebida para a “Máfia da Cachaça”. O detalhe do caso é que, do outro lado do muro, fica a sede do comando policial. Sugestivo, não?

10. ¡Prefeitura não consegue preencher cargo indesejado!

Rodney Díaz, diretor do Hospital Municipal de Presidente Franco, cidade da Tríplice Fronteira, pediu as contas. Foi o que informou o Diário Vanguardia (16/11), relatando que Díaz teria comprometido-se a ficar no cargo até que viesse um substituto. O “x” da questão, porém, é que ninguém teria interesse em assumir a “bronca”, uma vez que o hospital estaria com problemas de falta de insumos e equipamentos.

Mais de 2,5 mil pérolas da imprensa paraguaia? Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.