quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Autoridades da fronteira debatem cooperação

25.11.10 - Aconteceu em Foz do Iguaçu, na manhã desta quarta-feira (24), uma nova reunião entre lideranças locais e representantes dos governos de Brasil, Paraguai e Argentina, para discutir mecanismos de cooperação e solução aos problemas da região trinacional.

Imagem: Agência Municipal de Notícias.

Participaram do encontro autoridades como o representante do Itamaraty no Paraná, Sérgio Couri, o enviado do ministério das Relações Exteriores do Paraguai (erroneamente chamado de ministro), Juan Ignácio Livieres, e o representante da província argentina de Misiones, Eduardo Allou.

Entre os assuntos em pauta, destaque para questões de saúde, como o combate integrado à dengue e a criação de uma região sanitária trinacional, visando a gestão compartilhada e a obtenção de fundos do Mercosul para a construção de um hospital público que atenda aos moradores dos três países.

No que tange às relações entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, outros assuntos debatidos foram a cooperação brasileira para a ampliação da rede de saneamento básico e a possibilidade de que a Receita Federal do Brasil (RFB) doe veículos aos serviços de saúde e assistência social do governo do país vizinho.

Estes encontros são a saída para encontrarmos soluções que afetam as populações locais. É preciso que existam parcerias diretas entre prefeituras e estados dos três países”, avaliou o paraguaio Livieres, citado pela Agência Municipal de Notícias (AMN).

Temos muitos projetos e reivindicações que estão parados há muitos anos e precisamos fazer esta verdadeira integração avançar”, complementou.

Nos próximos dias 16 e 17/12, Foz do Iguaçu sedia a 40ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados, ocasião que deve ser aproveitada para a entrega de documentos e pautas reivindicatórias aos governantes presentes.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Gigante chinesa pode abrir fábrica no Paraguai

09.11.10 - Gigante do setor de equipamentos de telecomunicações, a empresa chinesa ZTE analisa a abertura de uma unidade industrial no lado paraguaio da fronteira, como forma de ampliar sua presença local e consolidar seus negócios no Mercosul. Mais...

Multinacionais da soja anunciam investimentos no Paraguai

17.11.10 - O Paraguai registrou, em 2010, a maior safra de soja da sua história, com cerca de 7,5 milhões de toneladas de grãos e elevados lucros no setor produtor. Para 2012, tais lucros podem ser ainda maiores, com o anúncio de que investimentos estão a caminho. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.