quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Brasiguaios de Itaquiraí serão reassentados

03.11.10 - Acampados em uma área à beira da BR-163, em Itaquiraí (MS), cerca de 600 famílias de brasiguaios, que retornaram ao Brasil atraídas por promessas ou amedrontadas por confrontos com camponeses paraguaios, serão reassentadas pelo INCRA.

Imagem: UOL

O cadastramento das famílias pelo instituto responsável pela reforma agrária no Brasil teve início na semana passada, uma vez que os agricultores, que estão acampados em uma faixa de terra à beira da rodovia, serão obrigados a deixar o local por conta de obras previstas pelo DNIT.

O prazo para que o atual acampamento seja esvaziado vence no próximo dia 18, com as famílias sendo transferidas, provisoriamente, a uma área no Assentamento Santo Antônio, de Itaquiraí, onde passarão a contar com atendimento médico, cestas básicas e acesso à rede pública de ensino.

O destino definitivo do grupo, porém, ainda não está definido, uma vez que os processos para a criação de novas áreas de assentamentos é reconhecidamente lento e burocrático. As condições no acampamento à beira da rodovia são precárias e motivaram, em inúmeras ocasiões, pedidos de auxílio federal.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Migração dos brasiguaios é tema de debate em Foz do Iguaçu

25.10.10 - “Os brasiguaios na fronteira entre Brasil e Paraguai”. Este é o tema do debate marcado para a próxima quarta-feira (27), a partir das 19h45, com a presença de dois professores doutores. A participação é gratuita, porém, mediante inscrição prévia. Mais...

Brasiguaios relatam amedrontamento em Santa Rita

16.10.10 - Moradores de nacionalidade ou origem brasileira, residentes em Santa Rita, relataram ao Diário TN Press casos de amedrontamento cometidos, supostamente, a mando de um candidato do Partido Colorado nas eleições marcadas para novembro. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.