sábado, 13 de novembro de 2010

Brasiguaios do MST fazem protesto em MS

13.11.10 - Cerca de 1,5 mil agricultores brasileiros, que retornaram do Paraguai após problemas com os camponeses locais, fizeram na última quinta-feira (11) um protesto às margens da BR-163, em Itaquiraí (MS), local onde encontram-se acampados à espera de reassentamento.

Imagem: Uol (Arquivo)

O protesto, que levou ao fechamento da rodovia, teve como mote a ordem de despejo que deve ser cumprida até o próximo dia 18. A ordem, emitida pela justiça local, deve-se ao fato de que os trabalhos de duplicação da BR-163 avançam cada vez mais rápido em direção ao acampamento.

Provisoriamente, o INCRA prometeu destinar uma área na Fazenda Santo Antonio, também em Itaquiraí, para que as famílias acampem e possam ter, pelo menos, acesso aos serviços básicos de saúde e educação, acesso que, nas atuais condições, é praticamente inexistente.

Em audiência realizada no mês passado, as autoridades haviam prometido, igualmente, a entrega de cestas básicas a cada uma das cerca de 600 famílias acampadas, algo que, até o protesto, ainda não havia sido cumprido.

Entre os manifestantes há, também, grupos que são contrários à remoção a outro local, sob alegação de que perderão visibilidade e serão “esquecidos” pelas autoridades. Apesar dos entendimentos preliminares, a situação continua tensa e deve piorar à medida que aproxima-se a data do despejo.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Brasiguaios de Mato Grosso do Sul serão reassentados

03.11.10 - Acampados em uma área à beira da BR-163, em Itaquiraí (MS), cerca de 600 famílias de brasiguaios, que retornaram ao Brasil atraídas por promessas ou amedrontadas por confrontos com camponeses, serão reassentadas pelo INCRA. Mais...

Plano piloto já beneficiou 5,7 mil brasiguaios

03.11.10 - Fruto de um esforço conjunto entre os governos de Brasil e Paraguai, o plano piloto para a regularização de imigrantes residentes ilegalmente em território paraguaio resultou na obtenção de documentos por 5.736 brasileiros ou descendentes. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.