sábado, 27 de novembro de 2010

Brasiguaios evitam desalojamento em Santa Rita

27.11.10 - Agricultores brasileiros residentes em Santa Rita, município paraguaio situado a 70 quilômetros da Ponte da Amizade, impediram nesta sexta-feira (26) que um oficial de justiça executasse ordem de desalojamento assinada por um juiz de Asunción.

Imagem: ABC Color

De acordo com o jornal ABC Color, trata-se de um novo caso de superposição de escrituras (a mesma terra, vendida a diferentes proprietários), envolvendo 1,5 mil hectares ocupados há três décadas por agricultores de origem brasileira e reivindicados por um militar paraguaio que afirma ter a escritura do imóvel original.

A ordem de desalojamento, que afeta, também, a prefeitura de Santa Rita, proprietária de 32 hectares que seriam destinados à criação de um distrito industrial, foi assinada em setembro do ano passado pelo juiz Joel Kunzle, com base em ditame anterior firmado pelo colega Hugo Becker.

Na primeira tentativa de expulsão dos agricultores, ocorrida em agosto, colonos munidos de tratores e máquinas agrícolas fecharam a via de acesso aos 67 lotes e impediram a passagem da comitiva judicial-policial. Nesta sexta-feira (26), a estrada voltou a ser bloqueada.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Candidato brasileiro é derrotado em Santa Rita

08.11.10 - Ainda não foi desta vez que Santa Rita, principal reduto brasileiro no interior do Paraguai, conseguiu eleger um brasiguaio como prefeito da cidade. Valter Mensch, candidato do Movimento Todos por Santa Rita, amargou a segunda colocação. Mais...

Brasiguaios de Mato Grosso do Sul serão reassentados

03.11.10 - Acampados em uma área à beira da BR-163, em Itaquiraí (MS), cerca de 600 famílias de brasiguaios, que retornaram ao Brasil atraídas por promessas ou amedrontadas por confrontos com camponeses, serão reassentadas pelo INCRA. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.