segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Brasil quer autorização para espionar Paraguai

29.11.10 - Informações publicadas, neste final de semana, pelo jornal O Globo, dão conta de que o governo brasileiro estaria em negociações com seus pares de Paraguai, Uruguai, Bolívia e Colômbia, para o uso de seus novos aviões-espiões também no espaço aéreo dos países vizinhos.

Imagem: Agência Estadual de Notícias (Arquivo)

Um dos aviões-espiões em questão é o Veículo Aéreo Não-Tripulado (VANT) que encontra-se, atualmente, no aeródromo de São Miguel do Iguaçu, município vizinho ao Lago de Itaipu. A intenção é permitir que a aeronave monitore, também, áreas situadas no lado paraguaio da fronteira binacional.

O jornal carioca afirma, neste sentido, que “os governos de Uruguai, Paraguai e Bolívia aceitaram discutir os termos do acordo” e que o assunto já teria sido tratado, inclusive, com os presidentes Fernando Lugo e José Mujica. No mês passado, Luiz Paulo Barreto, ministro da Justiça, visitou Fernando Lugo em Asunción.

O canto da sereia para o uso do VANT além das fronteiras brasileiras para mapear as áreas de produção e circulação de entorpecentes, seria a entrega de toda a informação coletada aos respectivos governos, de maneira a compartilhar os benefícios da aeronave e otimizar o combate ao narcotráfico.

As negociações para que isso aconteça, no entanto, não devem ter conclusão imediata, uma vez que envolvem delicadas questões de soberania e segurança nacional.

No Paraguai, onde o ministro do Interior, Rafael Filizzola, já expressou seu desejo de contar com similar tecnologia para suprir a falta de recursos humanos nas regiões de fronteira, uma eventual incursão brasileira no espaço aéreo é vista como intromissão em assuntos internos e grave violação de soberania.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Avião não-tripulado pode voltar a voar na fronteira

Apresentado à imprensa com pompa e circunstância, em julho de 2009, o primeiro dos três aviões não-tripulados encomendados pela Polícia Federal (PF), continua a pegar poeira em um dos hangares do aeródromo de São Miguel do Iguaçu. Mais...

Lançamento do Avião Não-Tripulado (Fotos)

Mesmo com o mau tempo da manhã desta segunda-feira (27), decolou do aeródromo de São Miguel do Iguaçu, com a presença de autoridades nacionais e internacionais, o primeiro avião não-tripulado adquirido pela Polícia Federal (PF) para patrulhar a região do lago. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.