terça-feira, 30 de novembro de 2010

Brasileiro pede desocupação de fazenda invadida

30.11.10 - Proprietário da estância de 22 mil hectares invadida por camponeses no último dia 26, o brasileiro Ulisses Rodrigues Teixeira compareceu à sede do Ministério Público em Santa Rosa del Aguaray, nesta segunda-feira (29), para solicitar a desocupação da propriedade.

Imagem: ABC Color

De acordo com o jornal ABC Color, o pedido foi recebido pela promotora Sara Torres, que solicitou apoio aéreo à Polícia Nacional, para verificação da propriedade e contagem da quantidade de invasores (incluindo, mulheres e crianças) acampados no interior do imóvel.

A invasão tem como pano de fundo as disputas políticas entre sem-terras, governo, deputados e senadores, com os camponeses exigindo a compra das terras e, o Congresso, vetando a utilização de fundos do Executivo para que o imóvel possa ser adquirido pelo instituto que coordena a reforma agrária no Paraguai.

Nos primeiros meses do governo de Fernando Lugo, o próprio Teixeira chegou a oferecer ao governo paraguaio a venda da estância para a criação de um assentamento-modelo. Entretanto, denúncias de superfaturamento, publicadas pelo jornal ABC Color, abortaram a transação.

No início de novembro, Teixeira voltou a fazer uma oferta ao governo paraguaio, colocando à venda, desta vez, apenas sete mil hectares. Tal oferta, segundo o brasileiro, está em vigor até o próximo dia 09/12, ocasião em que será retirada.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Estância de brasileiro é invadida por camponeses

27.11.10 - Cumprindo com o prometido, cerca de 800 camponeses, acampados nas imediações da estância de 22 mil hectares pertencente ao brasileiro Ulisses Rodrigues Teixeira, no centro-norte do Paraguai, invadiram a propriedade nesta sexta-feira (26). Mais...

Deputado sugere “vaquinha” para compra das terras

27.11.10 - Em irônica reação às exigências feitas por camponeses que reivindicam a compra, por parte do Estado, da estância pertencente ao brasileiro Ulisses Rodrigues Teixeira, o deputado Carlos María Soler sugeriu uma “vaquinha” entre os interessados. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.