sábado, 13 de novembro de 2010

Camponeses voltam a invadir terras no Paraguai

13.11.10 - Após “trégua” para negociar com o governo a aquisição de terras para a reforma agrária na região centro-norte do Paraguai, camponeses do departamento (estado) de San Pedro retomaram, nesta semana, a invasão de propriedades em municípios como Choré.

Imagem: ABC Color

De acordo com o jornal ABC Color, militantes ligados à Mesa Coordenadora Nacional de Organizações Camponesas (MCNOC) invadiram pela 11ª vez, na última quinta-feira (11), a fazenda de mil hectares da firma agropecuarista Jejuí, pertencente ao paraguaio Emilio Ramírez Ruso.

O objetivo, como nas invasões anteriores, é pressionar pela desapropriação do imóvel e a criação de um assentamento-modelo para as cerca de 50 famílias que vivem em um acampamento às margens da estrada que dá acesso à fazenda, situada às margens do rio Jejuí Guazú, em local de grande apelo turístico.

Aqui não há outro motivo que não seja o de conseguir nosso propósito. Dos mil hectares, nós só estamos pedindo 278”, afirmou o dirigente camponês César Miranda, agregando que, conforme pesquisas realizadas pelo grupo, as terras em questão fazem parte de um excedente fiscal ocupado ilegalmente pela empresa.

Mais ao sul, em San Rafael del Paraná, departamento (estado) de Itapúa, homens armados impediram que empregados do produtor José Hoss semeassem soja na fazenda reivindicada pelos camponeses, que afirmam, como no caso de San Pedro, que tais terras pertenceriam, na verdade, ao Estado paraguaio.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Candidato brasileiro é derrotado em Santa Rita

08.11.10 - Ainda não foi desta vez que Santa Rita, principal reduto brasileiro no interior do Paraguai, conseguiu eleger um brasiguaio como prefeito da cidade. Valter Mensch, candidato do Movimento Todos por Santa Rita, amargou a segunda colocação. Mais...

Brasiguaios relatam amedrontamento em Santa Rita

16.10.10 - Moradores de nacionalidade ou origem brasileira, residentes em Santa Rita, relataram ao Diário TN Press casos de amedrontamento cometidos, supostamente, a mando de um candidato do Partido Colorado nas eleições marcadas para novembro. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.