terça-feira, 30 de novembro de 2010

Colonos brasiguaios mobilizam-se em Santa Rita

30.11.10 - Ameaçados de despejo, colonos de origem brasileira residentes em Santa Rita, a 70 quilômetros da Ponte da Amizade, receberam nesta segunda-feira (29) o apoio de agricultores de outras localidades, em manifestação que levou ao fechamento da Ruta VI.

Imagem: ABC Color

De acordo com o jornal ABC Color, o protesto contou com a participação de cerca de mil manifestantes, respaldados por autoridades como o prefeito eleito de Santa Rita, Concepción Rodríguez Arzamendia (a prefeitura de Santa Rita é uma das afetadas pela ordem judicial de despejo).

O litígio teve início em 2007, porém, agravou-se no mês de agosto, com a emissão de sentença favorável ao militar aposentado Justo Alcides Silvero, que afirma contar com a escritura original das terras cultivadas pelas 67 famílias de colonos que, em alguns casos, residem no local há mais de três décadas.

Na última sexta-feira (26), oficiais de justiça chegaram aos 1,5 mil hectares em litígio para proceder à desocupação ordenada pelos juízes Joel Kunzle e Hugo Becker. A tentativa foi frustrada pela ação dos agricultores, que usaram máquinas agrícolas e automóveis para fechar a estrada de acesso.

Nesta segunda-feira (29), por sua vez, o protesto foi na Ruta VI, rodovia que corta Santa Rita e liga a região de Ciudad del Este à cidade de Encarnación.

Trata-se, segundo o ABC Color, de mais um entre os muitos casos em que a mesma terra foi vendida a vários proprietários diferentes. A ordem de despejo atinge, também, a prefeitura de Santa Rita, dona de um lote de 32 hectares, adquirido com a intenção de que um distrito industrial fosse instalado no local.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Brasiguaios evitam desalojamento em Santa Rita

27.11.10 - Agricultores brasileiros residentes em Santa Rita, município paraguaio situado a 70 quilômetros da Ponte da Amizade, impediram nesta sexta-feira (26) que um oficial de justiça executasse ordem de desalojamento assinada por um juiz de Asunción. Mais...

Estância de brasileiro é invadida por camponeses

27.11.10 - Cumprindo com o prometido, cerca de 800 camponeses, acampados nas imediações da estância de 22 mil hectares pertencente ao brasileiro Ulisses Rodrigues Teixeira, no centro-norte do Paraguai, invadiram a propriedade nesta sexta-feira (26). Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.