sábado, 6 de novembro de 2010

Decisão de devolver canhão fica nas mãos de Lula

06.11.10 - Aguardada com ansiedade no Paraguai, que em 2011 celebra os 200 anos de sua independência, a devolução do “Canhão Cristão”, tomado pelo Brasil em 1868, durante a Guerra da Tríplice Aliança, dependerá, apenas, de uma decisão do presidente Lula.

Imagem: Diário Última Hora

Forjado com metal extraído dos sinos das igrejas do país, em um momento em que o Paraguai começava a capitular ante os adversários de guerra, o canhão encontra-se em exposição no Museu Histórico Nacional, do Rio de Janeiro, tendo sido tombado como patrimônio histórico do Brasil, situação que dificulta sua devolução.

Em reunião realizada nesta semana, na capital fluminense, conselheiros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) não chegaram a um consenso sobre o tema, encaminhando, no entanto, suas observações para a ponderação de Lula, que terá o poder de decidir se devolve ou não a relíquia.

No Paraguai, o “Canhão Cristão” é considerado um dos objetos mais importantes da história do país, motivo pelo qual, é grande o clamor popular por sua devolução.

Dos três países que lutaram contra o Paraguai na Guerra da Tríplice Aliança (1865-70), apenas o Brasil segue sem devolver objetos e arquivos roubados como “tesouros de guerra”. Argentina e Uruguai, por sua vez, devolveram seus botins como gesto de amizade e civilidade em relação ao país vizinho.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Devolução de canhão paraguaio será analisada pelo IPHAN

29.10.10 - O Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) reúne-se na próxima semana, no Rio, entre os dias 04 e 05/11, para analisar, entre outros pontos polêmicos, a devolução de um canhão reivindicado pelo Paraguai. Mais...

Para ABC Color, imperialismo brasileiro continuará

02.11.10 - “O imperialismo brasileiro continuará intacto com o governo de Dilma”. É o que opina o jornal ABC Color em seu editorial desta terça-feira (02), no qual, afirma que a continuidade da atual política brasileira pode ser nefasta para os interesses do Paraguai. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.