sábado, 20 de novembro de 2010

Declarações de López Perito geram atrito com PLRA

20.11.10 - Homem forte do governo de Fernando Lugo, o secretário-geral da Presidência da República, Miguel Ángel López Perito, gerou uma inesperada crise na base governista, nesta semana, ao opinar que a coligação governista para 2013 não deveria ser encabeçada pelo Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA).

Principal partido da aliança que derrotou o Partido Colorado em 2008, o PLRA reivindica o cumprimento do acordo pelo qual o partido indicaria o vice de Lugo, em troca do apoio de Lugo a um candidato liberal nas eleições de 2013 (no Paraguai, não existe a figura da reeleição presidencial).

Em declarações reproduzidas pelo jornal La Nación, no entanto, López Perito, dirigente e fundador do Movimento 20 de Abril, alinhado à corrente de esquerda, manifestou-se contrário às pretensões do PLRA.

Nenhum militante liberal, líder ou dirigente liberal de hoje pode ser o candidato. Não é inteligente do meu ponto de vista, é um julgamento meu, uma hipótese. Nenhum deles é um candidato apropriado porque lê-se que será uma campanha anti-colorada e uma campanha anti-colorada não tem progresso”, afirmou.

Efraín Alegre, ministro de Obras Públicas e virtual candidato para 2013, desqualificou a opinião de López Perito. A reação mais dura, porém, veio de parte do vice-presidente Federico Franco, que vociferou que, se for o caso, brigará com o próprio Fernando Lugo para que o acordo seja respeitado.

Vou fazer todo o esforço e, se tiver que enfrentar-me politicamente com López Perito e com o próprio presidente Fernando Lugo, vou trabalhar para que um liberal, homem ou mulher, seja o candidato à presidência”, reagiu Franco, em entrevista ao Diário Última Hora.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Irmão de Lugo quer presidir Partido Colorado

18.11.10 - Fernando Lugo, ao abandonar a batina e ingressar à arena política, foi o responsável pela queda do Partido Colorado após 61 anos de governos ininterruptos. Nada disso importa, porém, para seu irmão Pompeyo, candidato à presidência da agremiação. Mais...

Camponeses fazem chamado à desobediência civil

16.11.10 - Aglutinados na Coordenadoria Nacional de Organizações de Base na Luta pela Reforma Agrária e a Soberania (CARPEROS), camponeses de 10 dos 17 departamentos (estados) do Paraguai fizeram, neste final de semana, um chamado à desobediência. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.