terça-feira, 23 de novembro de 2010

Documentário paraguaio é aclamado pela crítica

23.11.10 - Exibido no 25º Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata (Argentina), o documentário paraguaio “Novena”, dirigido por Enrique Collar, foi premiado pela crítica como o melhor filme na competição paralela organizada pelo Sindicato da Indústria Cinematográfica Argentina (SICA).

Bastidores da gravação do documentário “Novena”.

O documentário trata do drama da emigração no Paraguai, cujo principal destino, tradicionalmente, é a Argentina, onde estima-se que vivam, atualmente, cerca de dois milhões de habitantes de nacionalidade ou origem paraguaia (em particular, nas províncias fronteiriças e na região metropolitana de Buenos Aires).

Na história, que acompanha a trajetória de emigrantes que saíram de Itauguá, a 30 quilômetros de Asunción, para viver em favelas da capital argentina, o diretor levanta dúvidas sobre os reais benefícios da migração no desenvolvimento dos personagens retratados.

Uma das curiosidades do documentário é que muitos dos diálogos transcorrem no típico “dialeto” paraguaio, que mistura gírias, expressões e palavras incorporadas do guarani.

Nascido no Paraguai, Enrique Collar, que também atua como artista plástico, emigrou para a Argentina aos seis anos de idade, vivendo com a família em um bairro popular de Buenos Aires. Seu atual país de moradia é a Holanda, onde continua a exercer seu nomadismo.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Contagem regressiva para a maior festa religiosa do Paraguai

22.11.10 - Com a missa de Dom Claudio Giménez, teve início neste domingo (21), a contagem regressiva para a maior festa religiosa do Paraguai. Até 08/12, milhares de católicos peregrinarão para homenagear a padroeira Nossa Senhora de Caacupé. Mais...

Senado paraguaio aprova Dia Nacional do Tererê

22.11.10 - O Senado do Paraguai aprovou, na última quinta-feira (18), o projeto de lei que institui o último sábado de fevereiro como o “Dia Nacional do Tererê”. Como a redação foi modificada, no entanto, a matéria volta à Câmara para nova análise. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.