terça-feira, 2 de novembro de 2010

Em enquete, Lula é o mais popular; Lugo, o menos

02.11.10 - Mesmo com o desgaste de quase oito anos de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o mais popular das Américas, enquanto Fernando Lugo, há pouco mais de dois anos no cargo, é o menos. É o que revela uma enquete internacional promovida pelo jornal chileno La Segunda.

Imagem: Presidência da República (Arquivo)

A enquete, realizada através da internet e difundida nos sites de vários jornais do continente (com a restrição de que o internauta não poderia votar no presidente do próprio país), foi realizada, no Paraguai, através do site do Diário Última Hora.

No total, 35.118 leitores dos jornais La Segunda (Chile), Última Hora (Paraguai), El Tiempo (Colômbia), El Comércio (Peru), El Universal (Venezuela) e El País (Uruguai) participaram da pesquisa, com 16.546 dos quais escolhendo o brasileiro Lula como o melhor presidente da região.

Em segundo lugar aparece o presidente do Chile, Sebastián Piñera (8.763 votos), segundo por Juan Manuel Santos (Colômbia), Hugo Chávez (Venezuela) e Alan García (Peru).

Dos três primeiros colocados, vale ressaltar que tanto Piñera, como Santos, estão recém em seu início de mandato. Muito longe dos demais concorrentes, com apenas 97 votos recebidos, está o presidente do Paraguai, Fernando Lugo.

Entre os fatores para explicar a baixa popularidade do mandatário, destaque para a pouca repercussão do noticiário paraguaio no contexto regional, para as escassas aparições de Lugo nos eventos internacionais (reduzidas ainda mais após o câncer) e para os escândalos de paternidade que abalaram sua reputação.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Lugo sofre revés em processo por paternidade

30.10.10 - Responsável pela análise do caso em que a dirigente social Hortênsia Damiana Morán exige do presidente Fernando Lugo o reconhecimento da paternidade de um menino de dois anos, a juíza Ana Ovelar surpreendeu a opinião pública nesta sexta-feira (29). Mais...

Fernando Lugo irrita-se com jornalista da CNN

28.10.10 - Em curioso incidente ocorrido na noite de ontem (27), ao vivo, no canal CNN, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, irritou-se com as insistentes perguntas da âncora colombiana Claudia Palacios sobre seu estado de saúde e cortou a ligação. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.