sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Ex-prefeito de CDE amplia racha do Partido Colorado

19.11.10 - Ex-prefeito de Ciudad del Este e vice-líder do movimento Vanguardia Colorada, Javier Zacarías Irún confirmou, na manhã desta sexta-feira (19), que está deixando o grupo do qual foi co-fundador para lançar-se à presidência do Partido Colorado por seu próprio movimento.

Imagem de arquivo

Em entrevista à rádio Monumental AM, Zacarías (marido da prefeita Sandra McLeod) confirmou os rumores surgidos na véspera e revelou que o novo movimento terá o nome de “Esperança Colorada”. O objetivo é conquistar a presidência do partido no ano que vem e lançar-se à presidência da república em 2013.

O “divórcio” entre Luis Castiglioni, principal líder da dissidência colorada, e Javier Zacarías Irún, ocorre no momento em que o ex-prefeito aparece fortalecido pelos excelentes resultados conquistados por seus simpatizantes nas eleições municipais do último dia 07.

Em Ciudad del Este, a ala liderada por Zacarías Irún reelegeu a prefeita Sandra com mais de 60% dos votos e conquistou oito das doze cadeiras da Junta (Câmara) Municipal. Castiglioni, por sua vez, não conseguiu emplacar seus candidatos em Asunción e região metropolitana.

Em entrevistas a emissoras de rádio da capital paraguaia, no final da tarde de ontem, Castiglioni negou, até o último momento, o fim da dupla com Zacarías Irún e o racha no Vanguardia Colorada, surgido em 2007, como alternativa à ala majoritária então liderada pelo presidente Nicanor Duarte Frutos.

Com a saída do dirigente fronteiriço para a criação de mais um movimento interno, o Partido Colorado avança, rumo às eleições partidárias de março do ano que vem, cada vez mais fragmentado, em situação que tende a dificultar os discursos de união partidária.

Outro foco de tensão no interior do partido é a tentativa do empresário Horacio Cartes em modificar artigos do regimento interno, para impulsionar sua candidatura presidencial. Considerado um dos homens mais ricos do Paraguai, Cartes é acusado de comprar, com dinheiro e favores, votos a favor de suas pretensões.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Irmão de Lugo quer presidir Partido Colorado

18.11.10 - Fernando Lugo, ao abandonar a batina e ingressar à arena política, foi o responsável pela queda do Partido Colorado após 61 anos de governos ininterruptos. Nada disso importa, porém, para seu irmão Pompeyo, candidato à presidência da agremiação. Mais...

Prefeita de CDE, na mira da guerrilha paraguaia

16.11.10 - Reeleita prefeita de Ciudad del Este no último dia 07, com mais de 60% dos votos, a colorada Sandra McLeod de Zacarías, esposa do dirigente Javier Zacarías Irún, atraiu a atenção, também, dos “guerrilheiros” do “Exército do Povo Paraguaio – EPP”. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.