quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Expedição inglesa ao Paraguai é suspensa

17.11.10 - Alvo de grande polêmica no Paraguai, a expedição científica do Museu de História Natural do Reino Unido ao chamado “Chaco Seco”, extremo-norte do país vizinho, foi suspensa por tempo indeterminado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEAM).

Imagem: ABC Color

O motivo da suspensão deve-se à falta de acordo com os defensores da tribo Ayoreo Totobiegosode (foto), que constitui a última população indígena (fora da Amazônia) a viver sem contato com a “civilização” e poderia ter seu direito ao isolamento violado por um contato acidental com os membros da expedição.

Dadas estas circunstâncias, nos vemos na obrigação de tomar a decisão de suspender a expedição programada até que se tenha dado cumprimento a todos os requerimentos no marco das consultas aos povos indígenas envolvidos”, embasa Isabel Basualdo, representante da SEAM, em carta enviada a Richard Lane, diretor científico do museu com sede em Londres.

A expedição, que contaria com cerca de 100 membros, entre eles, 25 cientistas ingleses e 15 paraguaios, tem o apoio de instituições como a Universidade Nacional de Asunción, a organização ambientalista Guyra Paraguay e, inicialmente, da própria SEAM, que formalizou o convite aos pesquisadores.

O objetivo é realizar um completo levantamento da fauna e da flora do extremo-norte do Paraguai e avaliar a biodiversidade do território onde vivem os Ayoreo Totobiegosode, cujo habitat seria, também, alvo de estudos por parte dos membros da expedição.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Envio de expedição inglesa gera polêmica no Paraguai

12.11.10 - Gerou polêmica, no Paraguai, a notícia de que o Museu de História Natural, de Londres, enviará uma expedição científica ao país para estudar as agrestes terras do Chaco e averiguar a existência de indígenas que vivem isolados à “civilização”. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.