terça-feira, 23 de novembro de 2010

Flanelinhas atuam com violência no centro de CDE

23.11.10 - Apesar dos esforços das entidades que visam promover o turismo e melhorar a imagem de Ciudad del Este como um todo, cruzar a Ponte da Amizade, de carro, continua a ser má ideia. A bola da vez é a agressividade de “flanelinhas” nas quadras próximas à fronteira.

Imagem: Diário CDE

Em matéria publicada em seu site, o Diário CDE trouxe, no último sábado (20), o flagrante de adolescentes que fazem “bicos” para donos de estacionamento ou tentam extorquir motoristas que, simplesmente, deixam o carro em alguma das poucas vagas na via pública.

No caso em questão, fotografado pelos cronistas, um dos jovens identificados com um colete de “guia” abordava, de forma violenta, os ocupantes de um veículo com placas de Virmond (PR), parado no engarrafamento para voltar ao Brasil, para exigir pagamento por supostos serviços prestados.

O motorista, segundo o adolescente, teria saído (de uma vaga pública) sem pagar pela “proteção” dada pelo flanelinha, que com a cumplicidade ou conivência da polícia local, fazia suas exigências sem ser “incomodado” pelos policiais que observavam à distância.

Ao perceber que estava sendo fotografado, porém, o jovem, que ameaçava quebrar o parabrisas com uma pedra ou chamar a polícia para “solucionar” o problema, sumiu em meio à aglomeração de carros e pessoas, deixando para trás a revolta dos turistas que, segundo disseram, não mais pretendem voltar.

Outra situação comum, relatada por motoristas que ficam presos, horas a fio, nos congestionamentos da Ruta Internacional, é o assédio dos chamados “limpa-vidros” que, mesmo sem autorização, “limpam” o parabrisas do veículo e exigem pagamento de não menos R$ 10,00 pelo “serviço”.

Tais situações, somadas às famosas “multas” fabricadas por inspetores da Polícia Municipal de Trânsito, levam o setor de turismo de Foz do Iguaçu a sugerir aos viajantes que evitem cruzar a fronteira com automóvel particular, fazendo a travessia a pé, de ônibus ou com serviço fretado.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Chileno denuncia esquema do “fura-fila” em CDE

20.11.10 - Revoltado com as manobras efetuadas por agentes da Polícia Municipal de Trânsito (PMT), de Ciudad del Este, para “controlar” o trânsito nas imediações da Ponte da Amizade, um turista chileno denunciou a existência dos esquemas de “fura-fila”. Mais...

Feriadão de recorde e congestionamento na fronteira

16.11.10 - Último fim de semana prolongado do ano, o feriadão de Proclamação da República trouxe recorde turístico às Cataratas do Iguaçu e congestionamento gigante nos acessos à Ponte da Amizade. No sentido Paraguai, a fila de carros chegou a 4,5 Km. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.