sábado, 20 de novembro de 2010

Guaranis pedem respeito aos direitos ancestrais

20.11.10 - Reunidos em Asunción, indígenas do Paraguai, Brasil, Argentina e Bolívia, participaram nesta semana do III Encontro do Povo Guarani, cuja pauta foi marcada por pedidos de respeito aos direitos ancestrais e recuperação de terras destinadas ao agronegócio e à pecuária.

Bartolomeu Meliá, jesuíta que discursou no primeiro dia do evento, recordou aos presentes que “terra não é território e é imprescindível que os estados comecem a compreender a ideia de devolução das terras ancestrais”, fundamentais para a manutenção do modo de vida que permeia a cultura indígena.

Meliá relembrou, neste sentido, que “32 tekohá (povoados) guaranis ficaram sepultados sob o Lago de Itaipu e isso, até agora, não foi convenientemente reparado pelo Estado paraguaio”.

Atualmente, a situação do povo guarani é crítica na maioria das aldeias remanescentes, sufocadas pela falta de terras e oportunidades econômicas e pelo avanço do agronegócio em áreas antes cobertas por mata nativa.

Um dos conflitos mais graves, na região fronteiriça, ocorre em Itakyry, município paraguaio vizinho ao Lago de Itaipu. No local, indígenas pedem a demarcação de uma reserva criada na década de 1970, cujas terras foram revendidas a agricultores brasiguaios e são reivindicadas, também, por militantes camponeses.

Em Mato Grosso do Sul, o drama dos guaranis da fronteira já foi alvo, inclusive, de produções cinematográficas, como é o caso de “Birdwatchers / Terra Vermelha” (Brasil / Itália – 2008), exibido em vários países da Europa e cujo trailer pode ser visto no vídeo abaixo:

Clique na seta para reproduzir o vídeo.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Envio de expedição inglesa gera polêmica no Paraguai

12.11.10 - Gerou polêmica, no Paraguai, a notícia de que o Museu de História Natural, de Londres, enviará uma expedição científica ao país para estudar as agrestes terras do Chaco e averiguar a existência de indígenas que vivem isolados à “civilização”. Mais...

Expedição inglesa ao Paraguai é suspensa

17.11.10 - Alvo de grande polêmica no Paraguai, a expedição científica do Museu de História Natural do Reino Unido ao chamado “Chaco Seco”, extremo-norte do país vizinho, foi suspensa por tempo indeterminado pela Secretaria do Meio Ambiente. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.