sábado, 27 de novembro de 2010

Importadores pedem venda livre de perfumes

27.11.10 - Cansados dos relatos de extorsão e formação de cartel para a importação de perfumes e cosméticos no lado paraguaio da fronteira, importadores de Ciudad del Este solicitaram ao governo local que adotem medidas para combater os abusos e propiciar o livre comércio.

De acordo com o Diário Vanguardia, atualmente, há extrema desconfiança quanto à atuação da Câmara de Importadores de Perfumes e Cosméticos (CAIMPECO), que com o auxílio de autoridades sanitárias e judiciais, estaria criando uma espécie de “máfia” na região fronteiriça.

As denúncias, repercutidas pelo Vanguardia e pelo ABC Color ao longo da semana, dão conta de que empresas não-filiadas à CAIMPECO ou que não colaborariam com um “pedágio” de US$ 2,00 por quilo de produto importado, seriam alvo de denúncias de pirataria e supostas irregularidades na importação.

Tais denúncias, que levam à vistoria dos depósitos das empresas e à apreensão dos perfumes e cosméticos pela unidade antipirataria do Ministério Público local, seriam, segundo os importadores prejudicados, meros pretextos para forçar a “adesão” ao suposto sistema de pagamentos paralelos.

Os importadores questionam, ainda, a postura de funcionários do ministério paraguaio da Saúde, que estariam recusando-se a conceder licença sanitária às empresas sem vínculos com a CAIMPECO.

Para acabar com o problema, a solução, segundo os empresários, seria desburocratizar os trâmites e garantir a venda livre dos produtos. Representantes da CAIMPECO, como o advogado Hugo Camé, acusado pelo Vanguardia de ser um dos operadores do suposto esquema, não pronunciaram-se sobre o tema.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Jornal denuncia propina para importação de perfumes

17.11.10 - O jornal ABC Color publicou, nesta terça-feira (16), uma grave denúncia contra o assessor jurídico da Câmara de Importadores de Perfumes e Cosméticos do Paraguai, acusado de cobrar propina de comerciantes não-filiados à instituição. Mais...

Um comentário:

  1. I’m really Glad i ran across this web site.Added pompeiitours.org to my bookmark!

    online pharmacy cialis

    ResponderExcluir

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.