quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Itaipu: Missão paraguaia irá a Brasília no dia 30

24.11.10 - Apesar de ter anunciado que adiaria, para 2011, as viagens de missões ao Brasil para lobby em prol da aprovação do acordo de Itaipu, o Paraguai enviará, no próximo dia 30, uma delegação para dialogar com autoridades do Legislativo e do Executivo brasileiros.

Imagem de arquivo

A informação foi confirmada, nesta terça-feira (23), pelo Ministério das Relações Exteriores do Paraguai, cujo titular, Héctor Lacognata, comunicou que “as reuniões estão previstas para o próximo dia 30, tanto na sede da Câmara dos Deputados do Brasil, como nas dependências do governo do vizinho país”.

A comitiva será liderada pelo vice-ministro e candidato ao cargo de embaixador paraguaio no Brasil, Jorge Lara Castro. Os demais nomes ainda dependem de confirmação.

Assinado pelos presidentes Fernando Lugo e Luiz Inácio Lula da Silva em julho de 2009, o novo acordo bilateral sobre Itaipu permanece pendente de aplicação em seus principais pontos (como o aumento da remuneração ao Paraguai pela compra da energia), devido à demora do Legislativo brasileiro em analisá-lo.

Atualmente, o decreto que valida a aceitação do acordo encontra-se, ainda, em tramitação nas comissões da Câmara dos Deputados. Uma vez aprovado na Câmara, o que deve ocorrer, apenas, em 2011, segue para o Senado e, se aprovado novamente, à sanção da presidente da república.

Claudio Humberto

Curiosamente, no instante em que o Paraguai anuncia que retomará seu lobby em Brasília, notas “maliciosas”, como a publicada pelo comentarista político Claudio Humberto em seu conhecido blog na internet, começam a reaparecer nos meios “formadores de opinião”.

Em seu texto, reproduzido abaixo, Claudio Humberto cita a intenção do governo paraguaio em adquirir uma aeronave (o Paraguai não tem, atualmente, nenhum avião ou helicóptero presidencial) e acusa Fernando Lugo, com base em rumores, de ter engravidado “cinco mulheres, inclusive menores”.

Com helicóptero…

Após a surra dos aliados para o Partido Colorado, na disputa pela prefeitura de Assunção, o paraguaio Fernando Lugo foi às compras: encomendou um helicóptero Bell 427 avaliado em US$ 5 milhões.

e sem ‘Aerolugo’

O ex-bispo Lugo, que engravidou cinco mulheres, inclusive menores, tentou fazer Itaipu Binacional comprar para ele um luxuoso jatinho de U$ 30 milhões, mas o presidente [sic] brasileiro Jorge Samek vetou”.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Paraguai questiona impostos brasileiros sobre Itaipu

23.11.10 - O Paraguai apresentou reclamação ao STF na qual pede seu direito de integrar, na qualidade de interessado, as ações ajuizadas por prestadoras de serviço a Itaipu, que contestam a cobrança de tributos municipais de Foz do Iguaçu e estaduais do Paraná. Mais...

Itaipu: Paraguai adia lobby em Brasília para 2011

12.11.10 - Apesar da urgência em obter a aprovação do acordo sobre a usina de Itaipu no Congresso brasileiro, o governo paraguaio informou nesta quinta-feira que o envio de comitivas a Brasília para lobby com os parlamentares acontecerá, apenas, em 2011. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.