terça-feira, 16 de novembro de 2010

Juiz dá via livre à extradição de traficante brasileiro

16.11.10 - O caminho para que o traficante gaúcho Erineu “Pingo” Sóligo, que conta com duas sentenças por narcotráfico nos tribunais brasileiros, seja remetido ao Brasil para saldar suas contas com a justiça daqui, está cada vez mais próximo de ser trilhado.

Imagem: ABC Color

Por decisão do juiz Gustavo Amarilla, de Asunción, a pedido do Ministério Público, um dos três processos que pesam contra o brasileiro no Judiciário paraguaio foi suspenso com base no chamado “critério de oportunidade”, que leva em consideração que, no Brasil, as acusações são mais graves e, a pena, maior.

Para retornar ao Brasil, Pingo, que sofre de câncer e manifestou seu desejo de cumprir pena no país natal, precisa apenas solucionar os dois processos que permanecem em aberto no Fórum da cidade de Pedro Juan Caballero, fronteira seca com Ponta Porã (MS).

A previsão, de acordo com os jornais ABC Color e Última Hora, é que a base legal para a resolução das causas seja a mesma, com Pingo sendo entregue, a partir de então, à Polícia Federal (PF) para destinação ao sistema carcerário brasileiro.

Considerado de extrema periculosidade, Pingo figurava na lista dos homens mais procurados do Paraguai até que, no mês de julho, foi localizado nas imediações de Pedro Juan Caballero. Do lado de cá, o traficante é apontado como elo de ligação com grupos criminosos como o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Paraguai acelera extradição de traficantes ao Brasil

10.11.10 - Preocupada com a segurança de suas cadeias e pela influência exercida por personagens que, mesmo atrás das grades, continuam temidos e respeitados, a justiça paraguaia está agilizando os procedimentos de extradição de traficantes. Mais...

Traficante brasileiro é acusado no Paraguai

03.11.10 - Capturado em dezembro do ano passado, naquela que é considerada a maior operação da história da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) do Paraguai, o brasileiro Jarvis Ximenes Pavão está prestes a ser levado ao banco dos réus. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.