terça-feira, 23 de novembro de 2010

Lugo impulsiona reforma da estrutura estatal

23.11.10 - Eleito em 2008 e com mandato até agosto de 2013, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, quer deixar como um dos principais legados do seu governo a modernização da obsoleta estrutura do Estado paraguaio, cuja notória ineficiência prejudica o desenvolvimento do país.

Imagem: Presidência da República

De acordo com a agência pública IP Paraguay, a intenção é apresentar ao Congresso, no primeiro semestre de 2011, um completo plano de reordenamento das instituições públicas, tendo como meta a otimização dos organogramas, a equidade entre os poderes e a melhor utilização de recursos humanos e financeiros.

O plano, que conta com o apoio da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), encontra-se, neste momento, na fase de diagnóstico, em ações coordenadas por Lilian Soto, titular da Secretaria da Função Pública.

O trabalho é acompanhado por mais de 50 instituições políticas e sociais, incluindo, partidos de oposição como a União Nacional dos Cidadãos Éticos (UNACE), do general aposentado Lino Oviedo.

Meu governo está decidido a deixar um legado institucional para que a república e seus futuros governos contem com as estruturas institucionais adequadas para o cumprimento das políticas públicas”, afirmou Lugo, durante reunião interinstitucional ocorrida na última sexta-feira (19), em Asunción.

Outro assunto pendente é a renovação da estrutura e da composição do Judiciário, cujos atuais ministros da Corte Suprema de Justiça (CSJ) respondem, majoritariamente, ao Partido Colorado. A renovação envolve acordos políticos entre o Executivo e o Legislativo e, até agora, não pôde ser tirada do papel.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Ex-prefeito de CDE amplia racha do Partido Colorado

19.11.10 - Ex-prefeito de Ciudad del Este e vice-líder do movimento Vanguardia Colorada, Javier Zacarías Irún confirmou, na manhã desta sexta-feira (19), que está deixando o grupo do qual foi co-fundador para lançar-se à presidência do Partido Colorado. Mais...

Declarações de López Perito geram atrito com PLRA

20.11.10 - Homem forte do governo de Fernando Lugo, o secretário-geral da Presidência da República, Miguel Ángel López Perito, gerou uma inesperada crise na base governista ao opinar que a coligação para 2013 não deveria ser encabeçada pelo Partido Liberal. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.