quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Manifestante fica ferido durante protesto em CDE

25.11.10 - Terminou em confusão o protesto de sindicalistas e funcionários da prefeitura de Ciudad del Este, em frente à instituição, para reivindicar o pagamento de salários atrasados e questionar a demissão de 20 servidores por supostas motivações políticas.

Imagem: Diário Última Hora.

De acordo com o Diário Última Hora, durante o protesto, ocorrido na manhã desta quarta-feira (24), houve distúrbios entre manifestantes e agentes da Polícia Municipal, com o funcionário Hermes Coronel sendo agredido na cabeça por policiais que teriam, propositalmente, tumultuado o ambiente.

Seferiana Rejala, sindicalista, explicou que a razão principal do protesto é a demissão de sete dirigentes do Sindicato de Trabalhadores Municipais e de outros 13 funcionários que teriam desavenças com o grupo político liderado por Javier Zacarías Irún, marido da prefeita reeleita Sandra McLeod de Zacarías.

Todos foram mandados embora sem justificativa e não receberam seus salários. Já denunciamos o caso ao Ministério da Justiça e Trabalho e foi convocada uma audiência, mas a prefeitura não compareceu”, disse Rejala, agregando que, em alguns casos, os salários dos demitidos estavam atrasados há quatro meses.

Faustina Ramos Garcete, cobradora do Mercado Municipal de Abasto, e Sofía Rojas, esposa de um funcionário que sofreu um acidente de trabalho e não estaria sendo ressarcido pela prefeitura, acorrentaram-se em frente à instituição municipal para obter solução a seus questionamentos.

Por outro lado, Griselda Perrier, assessora da prefeitura de Ciudad del Este, negou as acusações e afirmou que apenas 10 funcionários foram demitidos, todos eles, temporários.

Os cheques já estão disponíveis, mas eles não querem receber, para pedir sua reposição trabalhista, e o prefeito não vai gastar dinheiro público para contratar pessoas que não contribuem com nada. Os próprios manifestantes criaram distúrbios entre si para chamar a atenção”, afirmou Perrier.

Por Guilherme Wojciechowski - SopaBrasiguaia.com.br

Leia Também...

Moradores de CDE organizam protesto contra indígenas

19.11.10 - Moradores de Ciudad del Este realizaram, na manhã desta quinta-feira (18), uma marcha pacífica pelas ruas centrais da cidade, em busca de chamar a atenção das autoridades para o problema dos indígenas acampados nas imediações da rodoviária. Mais...

Taxistas fazem protesto no centro de CDE

18.11.10 - Cerca de 300 taxistas reuniram-se, na manhã desta quarta-feira (17), para um protesto pacífico contra a abertura de um novo ponto de táxi na cidade, determinada pela Junta (Câmara) Municipal. A concentração foi na Avenida Pioneros del Este. Mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esta é uma área voltada ao leitor do Sopa Brasiguaia e tem como objetivo permitir sua colaboração de maneira ágil, franca e aberta, prezando pela integridade moral de terceiros. As opiniões expressas nos comentários não representam a opinião do Sopa Brasiguaia.